1 - Portanto, meus amados irmãos, permaneçam firmes no Senhor. Amo vocês e anseio vê-los, pois são minha alegria e minha coroa de recompensa.

2 - Agora, suplico a Evódia e a Síntique: tendo em vista que estão no Senhor, resolvam seu desentendimento.

3 - E peço a você, meu fiel colaborador, que ajude essas duas mulheres, pois elas trabalharam arduamente comigo na propagação das boas-novas, e também com Clemente e com meus outros colaboradores, cujos nomes estão escritos no livro da vida.

4 - Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se!

5 - Que todos vejam que vocês são amáveis em tudo que fazem. Lembrem-se de que o Senhor virá em breve.

6 - Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez.

7 - Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.

8 - Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor.

9 - Continuem a praticar tudo que aprenderam e receberam de mim, tudo que ouviram de mim e me viram fazer. Então o Deus da paz estará com vocês.

10 - Como eu me alegro no Senhor por vocês terem voltado a se preocupar comigo! Sei que sempre se preocu­pa­ram comigo, mas não tinham oportunidade de me ajudar.

11 - Não digo isso por estar necessitado, pois aprendi a ficar satisfeito com o que tenho.

12 - Sei viver na necessidade e também na fartura. Aprendi o segredo de viver em qualquer situação, de estômago cheio ou vazio, com pouco ou muito.

13 - Posso todas as coisas por meio de Cristo, que me dá forças.

14 - Mesmo assim, vocês fizeram bem em me ajudar na dificuldade pela qual estou passando.

15 - Como sabem, filipenses, vocês foram os únicos que me ajudaram financeiramente quando lhes anunciei as boas-novas pela primeira vez e depois segui viagem saindo da Macedônia. Nenhuma outra igreja o fez.

16 - Até quando eu estava em Tessalônica, vocês enviaram ajuda em mais de uma ocasião.

17 - Não digo isso porque quero receber uma oferta de vocês. Pelo contrário, desejo que sejam recompensados por sua bondade.

18 - No momento, tenho tudo de que preciso, e mais. Minhas necessidades foram plenamente supridas pelas contribuições que vocês enviaram por Epafrodito. Elas são um sacrifício de aroma suave, uma oferta aceitável e agradável a Deus.

19 - E esse mesmo Deus que cuida de mim lhes suprirá todas as necessidades por meio das riquezas gloriosas que nos foram dadas em Cristo Jesus.

20 - Agora, toda a glória seja a Deus, nosso Pai, para todo o sempre! Amém.

21 - Transmitam minhas saudações a cada um do povo santo em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo também mandam lembranças.

22 - Todo o povo santo daqui lhes envia saudações, especialmente os que pertencem à casa de César.

23 - Que a graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês.