1 - Enquanto Esdras orava e fazia essa confissão, chorando e com o rosto no chão diante do templo de Deus, uma grande multidão de israelitas - homens, mulheres e crianças - se reuniu e chorou amargamente com ele.

2 - Então Secanias, filho de Jeiel, descendente de Elão, disse a Esdras: ´Fomos infiéis a nosso Deus, pois nos casamos com mulheres estrangeiras, dos povos desta terra. Apesar disso, há esperança para Israel.

3 - Façamos agora uma aliança com nosso Deus, firmando que nos divorciaremos de nossas esposas estrangeiras e as mandaremos embora com seus filhos. Seguiremos seu conselho e o conselho dos outros que tremem diante dos mandamentos de nosso Deus. Que tudo seja feito de acordo com a lei de Deus.

4 - Levante-se, pois é seu dever nos dizer como corrigir esta situação. Nós o apoiaremos; portanto, seja forte e faça o que tem de ser feito!`.

5 - Então Esdras se levantou e exigiu que os líderes dos sacerdotes, os levitas e todo o povo de Israel jurassem que fariam o que Secanias tinha dito. E todos fizeram um juramento solene.

6 - Em seguida, Esdras se retirou de diante do templo de Deus e foi à sala de Joanã, filho de Eliasibe. Não bebeu nem comeu nada enquanto esteve ali, pois ainda lamentava a infidelidade dos exilados que haviam regressado.

7 - Depois disso, foi feita uma proclamação por todo o Judá e Jerusalém, para que todos os que vieram do exílio se reunissem em Jerusalém.

8 - Aqueles que não viessem em três dias perderiam todas as suas propriedades e seriam expulsos da comunidade dos exilados, conforme a decisão dos líderes e das autoridades.

9 - Dentro de três dias, todo o povo de Judá e de Benjamim havia se reunido em Jerusalém. A reunião aconteceu no dia 19 de dezembro, e todo o povo estava sentado na praça diante do templo de Deus. Tremiam por causa da seriedade do assunto e porque chovia.

10 - Então o sacerdote Esdras se levantou e disse: ´Vocês agiram de modo infiel. Aumentaram a culpa de Israel ao se casar com mulheres estrangeiras.

11 - Agora, confessem seu pecado ao Senhor, o Deus de seus antepassados, e façam o que agrada a ele. Separem-se do povo da terra e dessas mulheres estrangeiras`.

12 - Toda a comunidade respondeu em alta voz: ´Você tem razão! Faremos o que disse!

13 - No entanto, não é algo que possa ser feito em um dia ou dois, pois há muitos de nós envolvidos neste grande pecado. E agora é a estação das chuvas, portanto não podemos ficar aqui fora por muito mais tempo.

14 - Que nossos líderes decidam por toda a comunidade. Todo aquele que tiver uma esposa estrangeira virá num dia marcado, acompanhado das autoridades e dos juízes de sua cidade, para que a ira ardente de nosso Deus a esse respeito seja afastada de nós`.

15 - Os únicos que se opuseram à proposta foram Jônatas, filho de Asael, e Jazeías, filho de Ticvá, apoiados por Mesulão e pelo levita Sabetai.

16 - Foi esse, portanto, o plano que seguiram. Esdras escolheu líderes para representarem suas famílias e designou cada representante por nome. No dia 29 de dezembro, os líderes se reu­niram para tratar da questão.

17 - Assim, em 27 de março, o primeiro dia do novo ano, haviam terminado de resolver todos os casos de homens que tinham se casado com mulheres estrangeiras.

18 - Os sacerdotes que se casaram com mulheres estrangeiras foram: Da família de Jesua, filho de Jeo­zadaque, e de seus irmãos: Maaseias, Eliézer, Jaribe e Gedalias.

19 - Assumiram o compromisso de divorciar-se de suas esposas, e cada um ofereceu um carneiro como sacrifício por causa de sua culpa.

20 - Da família de Imer: Hanani e Zebadias.

21 - Da família de Harim: Maaseias, Elias, Semaías, Jeiel e Uzias.

22 - Da família de Pasur: Elioenai, Maaseias, Ismael, Natanael, Jozabade e Elasa.

23 - Os levitas culpados desse pecado foram: Jozabade, Simei, Quelaías (também chamado Quelita), Petaías, Judá e Eliézer.

24 - O cantor culpado desse pecado foi: Eliasibe. Os porteiros culpados desse pecado foram: Salum, Telém e Uri.

25 - Os outros israelitas culpados desse pecado foram: Da família de Parós: Ramias, Jezias, Malquias, Miamim, Eleazar, Malquias e Benaia.

26 - Da família de Elão: Matanias, Zacarias, Jeiel, Abdi, Jeremote e Elias.

27 - Da família de Zatu: Elioenai, Eliasibe, Matanias, Jeremote, Zabade e Aziza.

28 - Da família de Bebai: Joanã, Hananias, Zabai e Atlai.

29 - Da família de Bani: Mesulão, Maluque, Adaías, Jasube, Seal e Jeremote.

30 - Da família de Paate-Moabe: Adna, Quelal, Benaia, Maaseias, Matanias, Bezaleel, Binui e Manassés.

31 - Da família de Harim: Eliézer, Issias, Malquias, Semaías, Simeão,

32 - Benjamim, Maluque e Semarias.

33 - Da família de Hasum: Matenai, Matatá, Zabade, Elifelete, Jeremai, Manassés e Simei.

34 - Da família de Bani: Maadai, Anrão, Uel,

35 - Benaia, Bedias, Queluí,

36 - Vanias, Meremote, Eliasibe,

37 - Matanias, Matenai e Jaasai.

38 - Da família de Binui: Simei,

39 - Selemias, Natã, Adaías,

40 - Macnadbai, Sasai, Sarai,

41 - Azareel, Selemias, Semarias,

42 - Salum, Amarias e José.

43 - Da família de Nebo: Jeiel, Matitias, Zabade, Zebina, Jadai, Joel e Benaia.

44 - Todos esses homens se casaram com mulheres estrangeiras, e alguns tiveram filhos com essas esposas.