1 - Qual é, então, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?

2 - Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.

3 - E então? Se alguns não creram, será que a incredulidade deles anulará a fidelidade de Deus?

4 - De modo nenhum! Seja Deus verdadeiro, e todo ser humano, mentiroso, como está escrito: ´Para que sejas justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.`

5 - Mas, se a nossa injustiça evidencia a justiça de Deus, que diremos? Seria Deus injusto por aplicar a sua ira? Falo em termos humanos.

6 - É claro que não. Do contrário, como Deus julgará o mundo?

7 - E, se a minha mentira faz com que aumente a verdade de Deus para a sua glória, por que ainda sou condenado como pecador?

8 - E por que não dizemos, como alguns caluniosamente afirmam que o fazemos: ´Pratiquemos o que é mau, para que nos venha o que é bom`? A condenação destes é justa.

9 - Que se conclui? Temos nós alguma vantagem? Não, de forma nenhuma. Pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado.

10 - Como está escrito: ´Não há justo, nem um sequer,

11 - não há quem entenda, não há quem busque a Deus.

12 - Todos se desviaram e juntamente se tornaram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

13 - A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua enganam, veneno de víbora está nos seus lábios.

14 - A boca, eles a têm cheia de maldição e amargura;

15 - os seus pés são velozes para derramar sangue.

16 - Nos seus caminhos, há destruição e miséria;

17 - eles não conhecem o caminho da paz.

18 - Não há temor de Deus diante de seus olhos.`

19 - Ora, sabemos que tudo o que a lei diz é dito aos que vivem sob a lei, para que toda boca se cale, e todo o mundo seja culpável diante de Deus.

20 - Porque ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.

21 - Mas, agora, sem lei, a justiça de Deus se manifestou, sendo testemunhada pela Lei e pelos Profetas.

22 - É a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem. Porque não há distinção,

23 - pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,

24 - sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

25 - a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos,

26 - tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

27 - Onde fica, então, o orgulho? Foi totalmente excluído. Por meio de que lei? A lei das obras? Não! Pelo contrário, por meio da lei da fé.

28 - Concluímos, pois, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.

29 - Ou seria Deus apenas Deus dos judeus? Será que não é também Deus dos gentios? Sim, também dos gentios,

30 - visto que Deus é um só, o qual justificará o circunciso a partir da fé e o incircunciso por meio da fé.

31 - Anulamos, então, a lei por meio da fé? De modo nenhum! Pelo contrário, confirmamos a lei.