1 - Quando Abrão atingiu a idade de noventa e nove anos, o Senhor apareceu a ele e disse: - Eu sou o Deus Todo-Poderoso; ande na minha presença e seja perfeito.

2 - Farei uma aliança entre mim e você e darei a você uma descendência muito numerosa.

3 - Abrão se prostrou com o rosto em terra e Deus lhe falou:

4 - - Quanto a mim, esta é a minha aliança com você: você será pai de muitas nações.

5 - O seu nome não será mais Abrão, e sim Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.

6 - Farei com que você seja extraordinariamente fecundo. De você farei surgir nações, e reis procederão de você.

7 - Estabelecerei uma aliança entre mim e você e a sua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o seu Deus e o Deus da sua descendência.

8 - Darei a você e à sua descendência a terra onde agora você é estrangeiro, toda a terra de Canaã, como propriedade perpétua, e serei o Deus deles.

9 - Deus disse ainda a Abraão: - Guarde a minha aliança, você e a sua descendência no decurso das suas gerações.

10 - Esta é a aliança que vocês guardarão entre mim e vocês e a sua descendência: todos do sexo masculino que estão no meio de vocês deverão ser circuncidados.

11 - Vocês devem circuncidar a carne do prepúcio e isso servirá como sinal de aliança entre mim e vocês.

12 - O menino que tem oito dias será circuncidado entre vocês. Todos do sexo masculino nas suas gerações devem ser circuncidados, também o escravo nascido em casa e o comprado de qualquer estrangeiro, que não for da sua linhagem.

13 - Deve ser circuncidado o que nasceu em sua casa e o que você comprou com dinheiro. A minha aliança estará na carne de vocês e será aliança perpétua.

14 - O incircunciso, que não tiver sido circuncidado na carne do prepúcio, deve ser eliminado do meio do seu povo, pois quebrou a minha aliança.

15 - Deus disse a Abraão: - A Sarai, sua mulher, você não chamará mais de Sarai, porém de Sara.

16 - Eu a abençoarei e darei a você um filho que nascerá dela. Sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela.

17 - Então Abraão se prostrou com o rosto em terra, e riu, dizendo consigo mesmo: ´Pode nascer um filho a um homem de cem anos? E será que Sara, com os seus noventa anos, ainda poderá dar à luz?`

18 - Então Abraão disse para Deus: - Quem dera que Ismael vivesse sob a tua bênção!

19 - Deus lhe respondeu: - Na verdade, Sara, a sua mulher, lhe dará um filho, e você o chamará de Isaque. Estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência.

20 - Quanto a Ismael, eu ouvi o pedido que você me fez: vou abençoá-lo, farei com que seja fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; ele será pai de doze príncipes, e dele farei uma grande nação.

21 - Mas a minha aliança eu estabelecerei com Isaque, o filho que Sara dará à luz para você, neste mesmo tempo, daqui a um ano.

22 - Quando acabou de falar com Abraão, Deus se retirou dele, elevando-se.

23 - Naquele mesmo dia, Abraão tomou o seu filho Ismael, e todos os escravos nascidos em sua casa, e todos os que ele tinha comprado com o seu dinheiro, todos os do sexo masculino que havia em sua casa, e circuncidou a carne do prepúcio de cada um, como Deus lhe havia ordenado.

24 - Abraão tinha noventa e nove anos de idade quando foi circuncidado na carne do seu prepúcio.

25 - Ismael, seu filho, tinha treze anos quando foi circuncidado na carne do seu prepúcio.

26 - Abraão e seu filho, Ismael, foram circuncidados no mesmo dia.

27 - E também foram circuncidados todos os homens de sua casa, tanto os escravos nascidos nela como os comprados de estrangeiros.