1 - Afirmo porém que, durante todo o tempo em que o herdeiro é menor de idade, ele em nada é diferente de um escravo, mesmo sendo o dono de tudo.

2 - No entanto, está sujeito a tutores e administradores até o tempo determinado por seu pai.

3 - Da mesma forma nós, quando éramos menores, estávamos debaixo de um sistema que nos escravizava aos princípios básicos deste mundo.

4 - Todavia, quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido também debaixo da autoridade da Lei,

5 - para resgatar os que estavam subjugados pela Lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.

6 - E, porque sois filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho para habitar em vossos corações, e ele clama: ´Abba, Pai!`

7 - Portanto, tu não és mais escravo, mas filho; e sendo filho, és igualmente pleno herdeiro por decreto de Deus.

8 - No passado, quando não conhecíeis a Deus, éreis escravos daqueles que, por natureza, não são deuses.

9 - Agora, entretanto, que já conheceis a Deus, ou melhor, sendo conhecidos por Ele, como é que podeis pensar em retroceder a esses princípios insignificantes, fracos e pobres, aos quais de novo desejais servir?

10 - Guardais dias, meses, tempos e anos.

11 - Temo que eu talvez tenha ministrado inutilmente para convosco.

12 - Caros irmãos, rogo-vos que vos torneis parecidos a mim, da mesma maneira que eu me tornei semelhante a vós. Em nada me ofendestes;

13 - e sabeis que foi por causa de uma enfermidade física que vos preguei o Evangelho pela primeira vez.

14 - E não desprezastes nem rejeitastes aquilo que no meu corpo era uma tribulação para vós; ao contrário, me recebestes como se eu fosse um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.

15 - Ora, onde está aquele vosso júbilo? Porquanto, eu mesmo sou testemunha de que, se fosse possível, teríeis arrancado os próprios olhos para oferecê-los a mim.

16 - Será possível que me tornei vosso inimigo apenas por vos declarar a verdade?

17 - Aqueles que se mostram fazendo tanto esforço para vos agradar não agem com boas intenções, mas seu real propósito é vos isolar a fim de que sejais constrangidos a demonstrar vosso cuidado para com eles.

18 - É muito bom que sejais sempre zelosos do bem, e não apenas quando estou presente.

19 - Meus amados filhos, novamente estou sofrendo como que com dores de parto por vossa causa, e isso até que Cristo seja formado em vós.

20 - Eu bem que gostaria de estar pessoalmente convosco e mudar o tom desse meu discurso, pois estou atônito em relação ao vosso comportamento.

21 - Dizei-me vós, os que quereis permanecer subjugados à Lei: Acaso não tendes ouvido com clareza a Lei?

22 - Porquanto está escrito que Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava e outro da livre.

23 - O que era filho da escrava nasceu de modo natural, porém o filho da mulher livre nasceu mediante uma promessa.

24 - Pois bem, uso essa história aqui como uma ilustração; pois essas mulheres prefiguram duas alianças. Uma aliança procede do monte Sinai e pode gerar apenas filhos para a escravidão; esta é Hagar.

25 - Hagar representa o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à atual cidade de Jerusalém, que vive como escrava com os seus filhos.

26 - Entretanto, a Jerusalém do alto é livre, e esta é a nossa mãe!

27 - Pois está escrito: ´Alegra-te, ó estéril, tu que não davas à luz; irrompe em brados de júbilo, tu que não passastes pelas dores de parto; pois os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os daquela que tem marido`.

28 - Assim vós, irmãos, sois filhos da Promessa, à semelhança de Isaque.

29 - No entanto, assim como naquele tempo o que nasceu de modo natural perseguia o que nasceu segundo o Espírito, assim também acontece nos dias de hoje.

30 - Contudo, o que nos revela a Escritura? ´Mande embora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava jamais será herdeiro com o filho da livre`.

31 - Portanto, amados irmãos, não somos filhos da escrava, mas sim filhos da liberdade!