1 - Davi foi falar com o sacerdote Aimeleque, em Nobe. O sacerdote saiu tremendo de medo quando se encontrou com ele, e inquiriu-lhe: ´Por qual motivo vieste sozinho e não há ninguém te acompanhando?`

2 - E Davi respondeu ao sacerdote Aimeleque: ´O rei me deu ordens e a seguinte recomendação: ´Que ninguém saiba de que missão especial te encarreguei e que ordem te dei!` Quanto aos meus homens, marquei encontros com eles em certo lugar combinado.

3 - Agora, tens cinco pães ou outro alimento à mão que podes me oferecer?`

4 - Replicou-lhe prontamente o sacerdote: ´Não tenho pão comum à mão; somente pão consagrado; se teus soldados não tiveram relações sexuais recentemente, estarão purificados para se alimentarem deles.

5 - Ao que Davi respondeu: ´Certamente, as mulheres nos foram proibidas, como sempre acontece quando parto em campanha. Portanto, não tocamos em mulher alguma. Esses homens mantêm o corpo puro mesmo em missões comuns. Quanto mais neste dia especial!`

6 - Em seguida, o sacerdote lhe deu os pães que haviam sido consagrados, porque não havia outro alimento disponível, salvo o de oblação, o pão da Presença, que se retira de diante de Yahweh, o SENHOR, e que tinham sido tirados da mesa sagrada e trocados por pães quentes.

7 - Aconteceu, entretanto, que um dos servos de Saul estava ali naquele dia, cumprindo seus deveres diante do SENHOR; era o edomita Doegue, chefe dos pastores de Saul.

8 - Davi ainda pediu a Aimeleque: ´Há por aqui, à tua mão, uma lança ou uma espada? Eu não trouxe comigo nem a minha espada nem as minhas armas pessoais, porquanto a ordem do rei exigiu máxima presteza!`

9 - Respondeu-lhe o sacerdote: ´A espada de Golias, o filisteu, que mataste no vale de Elá, fica bem ali, embrulhada num manto, atrás do efod, colete sacerdotal. Se desejares, toma-a, pois não há aqui nenhuma outra arma!` Diante do que Davi exclamou: ´Certamente não há espada melhor que esta, dá-me a espada!`

10 - Naquele dia, levantou-se Davi e fugiu para longe de Saul, e foi procurar Aquis, rei de Gate.

11 - Contudo os conselheiros de Aquis lhe questionaram: ´Não é este Davi, o rei da terra? Não era para ele que se cantavam nas festas e danças: ´Saul abateu seus milhares, e Davi suas dezenas de milhares`?

12 - Davi considerou o perigo daquelas observações e ficou com muito medo de Aquis, rei de Gate.

13 - Diante das circunstâncias e na presença deles, Davi fingiu-se de louco; rabiscou coisas sem sentido nos portões da cidade e deixando escorrer saliva pela barba.

14 - Então Aquis esbravejou contra seus conselheiros: ´Bem vedes que este homem está alucinado! Por que o trouxestes à minha presença?

15 - Será que tenho falta de loucos ao meu redor, para que trouxésseis mais este a fim de me atormentar com suas doidices? O que ele está fazendo no meu palácio?