1 - Passados estes acontecimentos, Nabote, o jezreelita, tinha conseguido formar uma boa plantação de uvas em Jezreel, ao lado do palácio de Acabe, rei de Samaria.

2 - Certo dia, Acabe ordenou a Nabote: ´Cede-me tua vinha, para que eu a transforme em horta, já que ela está situada junto ao meu palácio; em troca te darei uma vinha ainda melhor, ou, se preferires, pagarei em dinheiro o seu valor` .

3 - Todavia, Nabote replicou ao rei: ´Yahweh me livre de te entregar a herança de meus pais!`

4 - Então Acabe foi para o palácio, irritado e muito aborrecido, por causa da resposta e do modo de falar de Nabote de Jezreel; porquanto lhe havia dito francamente: ´Não lhe entregarei a herança de meus pais!` E, por isso, estendeu-se sobre o leito, voltou o rosto para a parede e não quis comer nada.

5 - Sua esposa Jezabel aproximou-se dele e questionou: ´Por que estás tão chateado a ponto de rejeitares a comida?`

6 - Ele lhe respondeu: ´Porque falei a Nabote, o jezreelita: Vende-me a tua vinha ou, se preferires, te darei em troca outra vinha. Mas ele prontamente retrucou: ´Não te entregarei minha vinha!`

7 - Então, Jezabel, sua mulher o admoestou: ´É assim que governas sobre o reino de Israel? Levanta-te, come e alegra o teu coração. Eu mesma te darei a vinha de Nabote de Jezreel em tuas mãos!`

8 - Depois, ela escreveu umas cartas em nome de Acabe, selou-as com o selo real, e enviou-as aos anciãos e aos nobres que habitavam com Nabote na sua cidade.

9 - E, nessas cartas escrevera o seguinte: ´Proclamai um jejum geral e fazei Nabote sentar-se entre os primeiros do povo.

10 - Fazei comparecer diante dele dois homens inescrupulosos que o acusem deste modo: ´Tu amaldiçoaste a Deus e ao rei!` Em seguida, levai-o para fora e apedrejai-o até a morte!``

11 - Os homens da cidade de Nabote, as autoridades e os notáveis que viviam na mesma cidade, fizeram tudo de acordo com o que Jezabel havia tramado, segundo estava escrito nas cartas que ela lhes enviara.

12 - Decretaram um tempo de jejum e expuseram Nabote no meio do povo.

13 - Em seguida compareceram dois homens, filhos de Belial, sem escrúpulos, e se postaram na frente dele. E passaram a acusá-lo diante do povo reunido, exclamando: ´Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei!` Então, o conduziram para fora da cidade e o sentenciaram ao apedrejamento público, e assim foi morto.

14 - Mais tarde, mandaram dizer a Jezabel: ´Nabote foi executado por apedrejamento e morreu` .

15 - Quando Jezabel foi informada que Nabote havia sido apedrejado e tinha morrido, exortou Acabe: ´Levanta-te homem e toma posse da vinha de Nabote, o jezreelita, a qual ele recusou te entregar; porque Nabote já não vive, mas está morto!`

16 - Assim que Acabe ouviu que Nabote estava morto, levantou-se e dirigiu-se até a plantação de uvas e tomou posse dela.

17 - Então a Palavra de Yahweh, o SENHOR, veio a Elias, o profeta de Tisbé, nestes termos:

18 - ´Prepara-te e desce ao encontro de Acabe, rei de Israel, que está em Samaria. Ele está visitando a plantação de uvas de Nabote, aonde desceu para tomar posse.

19 - E, quando o encontrar, isto lhe dirás: Assim diz Yahweh: ´Assassinastes teu semelhante e ainda tens a impiedade de se apossar de sua propriedade? E diz mais: Portanto, assim determina Yahweh, o SENHOR: ´No local onde os cães lambem o sangue de Nabote, lamberão igualmente o teu sangue; isto mesmo, todo o teu sangue!`

20 - E, quando Acabe viu Elias lhe disse: ´Então, finalmente, me encontraste, meu inimigo!` E Elias replicou: ´Sim, eu te encontrei. Porque te vendeste para fazer o que diante de Yahweh é abominável!`

21 - Por isso, Ele lhe afirma: ´Eis que trarei desgraça sobre ti! Devorarei os teus descendentes e exterminarei da tua família todos aqueles que são capazes de urinar na parede e que vivem em Israel, sejam escravos ou livres.

22 - E farei com toda a tua casa como fiz com as famílias de Jeroboão, filho de Nebate, e com a casa de Baasa, filho de Aías, porque me provocaste à ira e induziste Israel a pecar`.

23 - Quanto a Jezabel, assim fala Yahweh, o SENHOR: ´Os cães devorarão Jezabel junto ao muro de Jezreel!`

24 - Quem morrer da família de Acabe na cidade, os cães o devorarão; e as pessoas que morrerem no campo, as aves do céu cuidarão de consumir seus cadáveres!`

25 - Assim, jamais houve alguém de caráter semelhante ao de Acabe, que foi capaz de se vender para fazer o que era mau perante Yahweh, o SENHOR, sendo instigado por Jezabel, sua esposa.

26 - Ele tomou atitudes horríveis, seguindo os ídolos, a exemplo de tudo quanto fizeram os amorreus, os quais Yahweh expulsou de diante dos filhos de Israel.

27 - Ao ouvir as palavras do profeta, Acabe rasgou suas vestes, cobriu-se de pano de saco e jejuou; ele se deitava sobre panos grosseiros e caminhava triste e abatido, com toda a mansidão entre as pessoas.

28 - Então a Palavra de Yahweh, o SENHOR, veio novamente ao tesbita Elias, dizendo:

29 - ´Viste como Acabe tem se humilhado diante de mim? Considerando,pois, que ele tem sido humilde em seu proceder diário, não mais trarei a desgraça que prometi sobre ele, agora, durante sua vida e reinado, mas a trarei durante o império de seu filho!`