1 - DIGO, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;

2 - Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.

3 - Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo,

4 - Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,

5 - Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

6 - E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

7 - Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

8 - Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.

9 - Mas agora, conhecendo a Deus, ou antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?

10 - Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.

11 - Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.

12 - Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós: nenhum mal me fizestes.

13 - E vós sabeis que primeiro vos anunciei o Evangelho estando em fraqueza da carne;

14 - E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.

15 - Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis.

16 - Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?

17 - Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles.

18 - É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.

19 - Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós:

20 - Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz: porque estou perplexo a vosso respeito.

21 - Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?

22 - Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.

23 - Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.

24 - O que se entende por alegoria: porque estes são os dois concertos: um, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.

25 - Ora esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.

26 - Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.

27 - Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz: esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.

28 - Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.

29 - Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.

30 - Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.

31 - De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.