1 - Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?

2 - Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus.

3 - Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.

4 - Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida.

5 - Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.

6 - E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras:

7 - Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos;

8 - bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.

9 - Vem, pois, esta bem-aventurança exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os incircuncisos? Visto que dizemos: a fé foi imputada a Abraão para justiça.

10 - Como, pois, lhe foi atribuída? Estando ele já circuncidado ou ainda incircunciso? Não no regime da circuncisão, e sim quando incircunciso.

11 - E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que creem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça,

12 - e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado.

13 - Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé.

14 - Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa,

15 - porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão.

16 - Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós,

17 - como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.

18 - Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.

19 - E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara,

20 - não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,

21 - estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.

22 - Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.

23 - E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta,

24 - mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,

25 - o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.