1 - Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

2 - De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.

3 - Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.

4 - Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.

5 - Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.

6 - Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu.

7 - Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem.

8 - Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem.

9 - Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem.

10 - Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade.

11 - No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher.

12 - Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus.

13 - Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus sem trazer o véu?

14 - Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo comprido?

15 - E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha.

16 - Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

17 - Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior.

18 - Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio.

19 - Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.

20 - Quando, pois, vos reunis no mesmo lugar, não é a ceia do Senhor que comeis.

21 - Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se embriague.

22 - Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo.

23 - Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

24 - e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.

25 - Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

26 - Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.

27 - Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.

28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice;

29 - pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.

30 - Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.

31 - Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

32 - Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

33 - Assim, pois, irmãos meus, quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros.

34 - Se alguém tem fome, coma em casa, a fim de não vos reunirdes para juízo. Quanto às demais coisas, eu as ordenarei quando for ter convosco.