1 - VERDADE digo em Christo, não minto, (dando-me minha consciencia juntamente testemunho pelo Espirito Santo.)
2 - Que tenho grande tristeza e continuo tormento em meu coração.
3 - Porque bem desejára eu mesmo ser separado de Christo por meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne:
4 - Que são Israëlitas, dos quaes he a adopção em filhos, e a gloria, e os concertos, e a data da Lei, e o culto divino, e as promessas:
5 - Dos quaes são os pais, e dos quaes he Christo quanto á carne, o qual he Deos sobre todos bemdito eternamente: Amen.
6 - O que porém não digo como se a palavra de Deos houvesse descahida: porque nem todos os que são de Israël, porisso são Israël.
7 - Nem por serem semente de Abraham porisso todos são filhos: mas em Isaac te será chamada semente.
8 - Isto he, não os filhos da carne, são os filhos de Deos: mas os filhos da promessa, são contados por semente.
9 - Porque esta he a palavra da promessa: Perto deste tempo virei, e Sara terá hum filho.
10 - E não somente esta: mas tambem Rebecca he prova disto, quando concebeo de hum, a saber de nosso pai Isaac.
11 - Porque não sendo ainda os meninos nascidos, nem bem nem mal havendo feito, para que o proposito de Deos, que he segundo a eleição, ficasse firme, não pelas obras, mas por aquelle que chama:
12 - Lhe foi dito: o maior servirá ao menor.
13 - Como está escrito: a Jacob amei, e a Esau aborreci.
14 - Pois que diremos? Que ha injustiça ácerca de Deos? em maneira nenhuma.
15 - Pois a Moyses diz: Compadecerme-hei do que me compadecer, e terei misericordia do que tiver misericordia.
16 - Assim que não he do que quer, nem do que corre, senão de Deos que se compadece.
17 - Porque a Escritura diz a Pharão: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti minha potencia, e para que meu nome seja denunciado em toda a terra.
18 - Assim que se compadece do que quer, e endurece ao que quer.
19 - Dir-me-has logo: porque peis ainda se queixa? Porque quem resistiu a sua vontade?
20 - Mas antes, ó homem, quem es tu, que contestes contra Deos? Por ventura dirá a cousa formada ao que a formou; porque me fizeste assim.
21 - Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para de huma mesma massa fazer hum vaso para honra, e outro para deshonra?
22 - E se Deos, querendo mostrar sua ira, e dar a conhecer sua potencia, supportou com muita paciencia os vasos de ira, preparados para perdição:
23 - E para dar a conhecer as riquezas de sua gloria nos vasos de misericordia, que para gloria ja d'antes preparou?
24 - Aos quaes tambem chamou, convem a saber a nósoutros não someinte d'entre os Judeos, mas tambem d'entre as Gentes?
25 - Como tambem diz em Oseas: ao que meu povo não era, chamarei meu povo: e á que não era amada, minha amada.
26 - E será, que no lugar, aonde lhes foi dito: Vósoutros não sois meu povo, ahi serão chamados filhos do Deos vivente.
27 - E tambem Isaias clama ácerca de Israël: Ainda que o numero dos filhos de Israël fosse como a arêa do mar, o restante será salvo.
28 - Porque o Senhor dá fim, e abrevia o negocio em justiça: pois fará hum negocio abreviado sobre a terra.
29 - E como Isaias d'antes disse: Se o Senhor Zebaoth nos não deixara semente, como Sodoma fôramos feitos, e a Gomorrha seriamos semelhantes.
30 - Pois que diremos? Que as Gentes que não buscavão a justiça, alcançárão a justiça? Sim: porém a justiça que he pela fé.
31 - Mas Israël, que buscava a Lei da justiça, não chegou á Lei da justiça.
32 - Porque? Porque a buscavão não pela fé, mas como pelas obras da Lei: porque tropeçárão na pedra de tropeço.
33 - Como esta escrito: eis que em Sião ponho a pedra de tropeço, e a rocha de escandalo; e todo aquelle que crêr nella, não será confundido.