1 - ASSIM que agora nenhuma condemnação ha para os que estão em Christo-Jesus, que não andão segundo a carne, mas segundo o Espirito.

2 - Porque a Lei do Espirito de vida. em Christo-Jesus, me livrou da Lei do peccado, e da morte.

3 - Porque o que era impossivel á Lei, porquanto pela carne estava enferma; enviando Deos a seu Filho em semelhança de carne de peccado, eisso pelo peccado, condemnou ao peccado em a carne.

4 - Para que a justiça da Lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espirito.

5 - Porque os que são segundo a carne, as cousas da carne imaginão: mas os que são segundo o Espirito, as cousas do Espirito.

6 - Porque a imaginação da carne he morte; mas a imaginação do Espirito he vida e paz.

7 - Porquanto a imaginação da carne he inimizade contra Deos: Pois á Lei de Deos se não sujeita: porquanto tambem não pode.

8 - Portanto os que estão na carne, não podem a Deos agradar.

9 - Porém vósoutros não estais na carne, senão no Espirito, se he que o Espirito de Deos habita em vós. Mas se alguem não tem o Espirito de Christo, o tal não he seu.

10 - E se Christo em vósoutros está, em verdade o corpo está morto por causa do peccado; mas o Espirito he vida por causa da justiça.

11 - E se o Espirito daquelle que dos mortos resuscitou a Jesus, em vós habita: aquelle que a Christo resuscitou dos mortos, tambem resuscitará a vossos corpos mortaes, por seu Espirito, que em vós habita.

12 - De maneira, irmãos, que devedores somos, não á carne, para viver segundo a carne.

13 - Porque se viverdes segundo a carne, morrereis: mas se pelo Espirito mortificardes as operaçoens do corpo, vivereis.

14 - Porque todos quantos são guiados pelo Espirito de Deos, são filhos de Deos.

15 - Porque não recebestes o Espirito de servidão, para outra vez estar em temor; porém recebestes o Espirito de adopção em filhos, pelo qual clamamos, Abba, Pai.

16 - O mesmo Espirito testifica com nosso espirito, que somos filhos de Deos.

17 - E se somos filhos, somos logo tambem herdeiros, herdeiros de Deos, e coherdeiros de Christo; se porém com elle padecemos, para que tambem com elle sejamos glorificados.

18 - Porque para mim por certo tenho, que as afflicçõens deste presente tempo não são para contrapesar com a gloria que em nós ha de ser revelada.

19 - Porque esperando, como com cabeça levantada, espera a creatura a manifestação dos filhos de Deos.

20 - Porque a creatura está sujeita á vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou á vaidade.

21 - Com esperança que tambem a mesma creatura será liberta da servidão de corrupção, para a liberdade da gloria dos filhos de Deos.

22 - Porque bem sabemos, que toda a creatura á huma suspira, e está juntamente até agora como com dores de parto.

23 - E não somente ella, mas tambem nós mesmos, que temos as primicias do Espirito, nós mesmos digo em nós mesmos suspiramos, esperando a adopção em filhos, convém a saber, a redempção de nosso corpo.

24 - Porque em esperança somos salvos. Ora a esperança que se vê, não he esperança: Porque o que alguem vê, porque tambem o esperará?

25 - Mas se esperamos o que não vêmos, com paciencia o esperamos.

26 - E da mesma maneira tambem o Espirito a nossas fraquezas ajuda juntamente: Porque não sabemos, como convém, o que devemos orat: mas o mesmo Espirito intercede por nós com suspipiros ineffaveis.

27 - E o que examina os corações, sabe qual seja a intenção do Espirito: porquanto intercede pelos santos segundo Deos.

28 - E bem sabemos, que todas as cousas juntamente ajudão em bem aos que amão a Deos, a saber aos que segundo seu proposito são chamados.

29 - Porque aos que d'antes conheceo, tambem os predestinou, para serem conformes á imagem de seu Filho, para que seja o primogenito entre muitos irmãos.

30 - E aos que predestinou, a esses tambem chamou: e aos que chamou, a esses tambem justificou: e aos que justificou, a esses tambem glorificou.

31 - Pois que diremos a estas cousas? Se Deos he por nós, quem será contra nós?

32 - Aquelle que nem até a seu proprio Filho poupou, antes por nós todos o entregou: como nos não dará tambem com elle todas as cousas?

33 - Quem intentará accusação contra os escolhidos de Deos? Deos he o que justifica.

34 - Quem he o que condemnará? Christo he o que morreo, e o que mais he, o que tambem resuscitou: o que tambem está á mão direita de Deos: o que tambem por nos intercede.

35 - Quem nos apartará do amor de Christo? Tribulação, ou angustia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

36 - (Como está escrito: Porque por amor de ti todo o dia somos mortos; como ovelhas da camiceria somos estimados.)

37 - Antes em todas estas cousas somos mais que vencedores, por aquelle que nos amou.

38 - Porque certo estou, que nem morte, nem vida, nem Anjos, nem Principados, nem Potestades, nem o presente, nem o porvir,

39 - Nem altura, nem profundeza, nem alguma outra creatura nos poderá apartar do amor de Deos, que está em Christo-Jesus Senhor nosso.