1 - SENDO pois justificados pela fé, temos paz para com Deos, por nosso Senhor Jesu-Christo.

2 - Pelo qual tambem temos entrada pela fé a esta graça, em a qual firmes estamos, e nos gloriamos na esperança da gloria de Deos.

3 - E não somente isto, mas tambem nos gloriamos nas tribulaçoens: sabendo que a tribulação obra paciencia:

4 - E a paciencia experiencia, e a experiencia esperança.

5 - E a esperança não confunde, porquanto o amor de Deos está derramado em nossos coraçoes pelo Espirito Santo, que nos he dado.

6 - Porque Christo, estando nós ainda fracos, morreo a seu tempo pelos impios.

7 - Porque apenas morrerá alguem por hum justo: porque pelo bom poderá ser que alguem ousará tambem morrer.

8 - Mas Deos encaréce sua caridade para comnosco, em que Christo por nós morreo, sendo nós ainda peccadores.

9 - Logo muito mais agora, sendo ja justificados em seu sangue, seremos por elle salvos da ira.

10 - Porque se sendo nós ainda inimigos, fomos reconciliados com Deos pela morte de seu Filho, muito mais, sendo já reconciliados, seremos salvos por sua vida.

11 - E não somente isto, mas tambem nos gloriamos em Deos por nosso Senhor Jesu-Christo: pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

12 - Pelo que, como por hum homem o peccado entrou no mundo, e pelo peccado a morte, assim tambem a morte passou a todos os homens,naquelle em que todos peccárão.

13 - Porque até a Lei estava o peccado no mundo: porém o peccado não he imputado, não havendo Lei.

14 - Mas a morte reinou desde Adam até Moyses, até sobre aquelles que não peccárão á semelhança da transgressão de Adam, o qual he figura daquelle que havia de vir.

15 - Mas não he o dom gratuito, como a offensa. Porque se pela offensa de hum muitos morrerão, muito mais a graça de Deos, e o dom pela graça que he de hum homem Jesu-Christo, tem abundado sobre muitos.

16 - E não he o dom como a offensa por hum que peccou. Porque bem he a culpa de numa só offensa para condemnação: mas o dom gratuito he de muitas offensas para justificação.

17 - Porque se pela offensa de hum, a morte reinou por aquelle hum; muito mais os que recebem a abundancia da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por este hum. a saber Jesu-Christo.

18 - Assim que como por huma offensa veio a culpa sobre todos os homens para condemnação, assim tambem por huma justiça vem a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

19 - Porque como pela disobediencia daquelle hum homem, muitos forão feitos peccadores; assim pela obediencia deste hum, muitos serão feitos justos.

20 - Porém de mais disto entrou a Lei, para que a offensa abundasse: mas onde o peccado abundou, ahi sobre abundou a graça.

21 - Para que como o peccado reinou para morte, assim reinasse tambem a graça por justiça para vida eterna, por Jesu-Christo Senhor nosso.