1 - QUAL he logo a vantagem do Judeo? Ou qual a utilidade da circuncisão?

2 - Muita em toda maneira. Porque, quanto ao primeiro, as palavras de Deos lhes forão confiadas.

3 - Pois que? Se alguns forão incredulos, aniquilará sua incredulidade a fé de Deos?

4 - Em maneira nenhuma: antes seja Deos verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando julgares.

5 - E se nossa injustiça encarece a justiça de Deos, que diremos? Sera por ventura Deos injusto, trazendo ira sobre nós? (Como homem falo.)

6 - Em maneira nenhuma: d`outro modo, como julgará Deos ao mundo?

7 - Porque se a verdade de Deos, por minha mentira, para sua gloria foi mais abundante, porque ainda tambem sou julgado como peccador?

8 - E não dizemos nós antes, (como semos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos:) Façamos males, para que venhão bens? Cuja condemnação he justa.

9 - Pois que? Somos nós mais excellentes? em maneira nenhuma; porque já d'antes accusado temos, assim a Judeos, como a Gregos, que todos estão debaixo de peccado:

10 - Como está escrito: Não ha justo, nem ainda hum.

11 - Não ha ninguem que entenda, não ha ninguem que busque a Deos.

12 - Todos se apartárão, e juntamente forão feitos inuteis: não ha quem bem faça, não ha nem ainda até hum.

13 - Sepulcro aberto he sua garganta: Com suas linguas tratão enganosamente: Peçonha de aspides está debaixo de seus beiços:

14 - Cuja boca está cheia de maldição e amargura.

15 - Seus pés são ligeiros para derramar sangue.

16 - Destruição e miseria ha em seus caminhos.

17 - E o caminho de paz não conhecerão.

18 - Não ha temor de Deos diante de seus olhos.

19 - Ora nós sabemos que tudo o que a Lei diz, aos que estão debaixo da Lei o diz, para que toda boca se tape, e todo o mundo seja condemnaveldiante de Deos.

20 - Pelo que nenhuma carne será justificada diante delle pelas obras da Lei. Porque pela Lei he o conhecimento do peccado.

21 - Mas agora se manifestou a justiça de Deos sema Lei, tendo testemunho da Lei, e dos Prophetas.

22 - Convém a saber a justiça de Deos pela fé de Jesu-Christo, para todos, e sobre todos os que crêm: porque não ha differença.

23 - Porque todos peccárão, e destituidos estão da gloria de Deos.

24 - Sendo justificados gratuitamente por sua graça, pela redempção que está em Christo-Jesu:

25 - Ao qual Deos propôz por reconciliação pela fé em seu sangue, para demonstração de sua justiça, pela remissão dos peccados d'antes commettidos, sob a paciencia de Deos.

26 - Para demonstração de sua justiça neste presente tempo, para que elle seja justo, e o que justifica ao que he da fé de Jesus.

27 - Aonde está logo a jactancia? excluida he. Por qual Lei? das obras? não: senão pela Lei da fé.

28 - Assim que concluimos, que o homem he justificado pela fé, sem as obras da Lei.

29 - He Deos por ventura somente Deos dos Judeos? e não o he tambem das Gentes? certamente que tambem o he das Gentes.

30 - Porquanto hum só Deos ha, o qual justificará da fé á circuncisão, e pela fé á incircuncisão.

31 - Desfazemos logo a Lei pela fé? em maneira nenhuma; antes estabelecemos a Lei.