1 - DIGO pois: porventura rejeitou Deos a seu povo? em maneira nenhuma: porque tambem eu sou Israëlita, da semente de Abraham, da tribu de Benjamin.

2 - Deos não rejeitou a seu povo, ao qual d'antes conheceo. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias? Como fala a Deos contra Israël, dizendo;

3 - Senhor, a teus Prophetas matárão, e a teus altares derribarão: e eu só fiquei, e buscão minha alma.

4 - Mas que lhe diz a divina resposta? Ainda sete mil varoés me reservei, que não dobrarão os joelhos diante de Baal.

5 - Assim que tambem agora neste tempo ficou hum restante, segundo a eleição da graça.

6 - E se he por graça, ja não he pelas obras: d'outra maneira a graça ja não he graça. E se he pelas obras, ja não he por graça: d'outra maneira a obra ja não he obra.

7 - Pois que? o que Israël busca, não o alcançou: mas os eleitos o alcançarão, e os outros forão endurecidos.

8 - (Como esta escrito: Deo-lhes Deos espirito de profundo somno: olhos para não ver, e ouvidos para não ouvir) até o dia de hoje.

9 - E David diz: Sua mesa se lhes torne em laço, e em armadilha, e em tropeço, e por sua retribuição.

10 - Seus olhos se escurêção para não verem, e as costas lhes corcovem continuamente.

11 - Digo pois: Porventura tropeçárão para que cahissem? em maneira nenhuma: mas por sua queda veio a salvação ás Gentes, para os provocar a ciumes.

12 - E se sua queda he a riqueza do mundo, e sua diminuição a riqueza das Gentes, quanto mais sua plenidão?

13 - Porque comvosco falo, Gentes, porem quanto das Gentes sou Apostolo, meu ministerio illustro.

14 - Por ver se de alguma maneira aos de minha carne provocar possa a ciumes, e salvar a alguns delles.

15 - Porque se sua rejeição he a reconciliação do mundo, qual será o recebimento, senão vida d'entre os mortos?

16 - E se as primicias são santas, tambem a massa o he: e se a raiz he santa, tambem os ramos o são.

17 - E se alguns dos ramos forão quebrados, e sendo tu azambugeiro, em lugar delles foste enxertado, e feito participante da raiz, e da grossura da oliveira:

18 - Não te glories contra os ramos: e se contra elles te gloriares, não es tu o que sustentas a rais, senão a raiz a ti.

19 - Dirás pois: os ramos forão quebrados para que eu fosse enxertado.

20 - Bem; por incredulidade forão quebrados, e tu por fé estás em pé: não presumas, mas teme.

21 - Porque se Deos aos ramos naturaes não perdoou, olha que por ventura tambem a ti te não perdoe.

22 - Olha pois a benignidade e severidade de Deos: sua severidade sobre os que cahirão, porem sua benignidade sobre ti, se permaneceres na benignidade: d'outra maneira tambem tu serás cortado.

23 - Porem tambem elles, se não permanecêrem na incredulidade, serão enxertados: porque poderoso he Deos, para os tornar a enxertar.

24 - Porque se tu foste cortado do natural azambugeiro, e contra natureza enxertado na boa oliveira; quanto mais estes, que são os naturaes, serão enxertados em sua propria oliveira.

25 - Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo, (para que não sejais sabios em vós mesmos:) a saber que o endurecimento em parte veio sobre Israël, até que entre a plenidão das Gentes.

26 - E assim todo Israël será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará as impiedades de Jacob.

27 - E este meu concerto será para com elles, quando eu tirar seus peccados.

28 - Assim que, quanto ao Evangelho, inimigos são, por causa de vósoutros: mas quanto á eleição, amados, por causa dos Pais.

29 - Porque os dons gratuitos, e a vocação de Deos, são sem arrependimento.

30 - Porque assim como vósoutros tambem antigamente fostes desobedientes a Deos, porem agora alcançastes misericordia pela desobediencia destes:

31 - Assim tambem agora estes forão desobedientes, para tambem alcançarem misericordia por vossa misericordia.

32 - Porque Deos encerrou a todos debaixo da desobediencia, para de todos haver misericordia.

33 - O' profundidade das riquezas, assim da sabedoria como da sciencia de Deos! Quão inescrutaveis são seus juizos, e investigaveis seus caminhos!

34 - Porque, quem entendeo o intento do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?

35 - Ou quem a elle primeiro lhe deo, e ser-lhe ha recompensado?

36 - Porque delle, e por elle, e para elle são todas as cousas: a elle pois seja a gloria eternamente: Amen.