1 - PORQUE este Melchisedec era Rei de Salem, Sácerdote do Deos Altissimo, o qual sahio ao encontro a Abraham, tornando elle do estrago dos Reis, e o abençoou:

2 - Ao qual tambem Abraham repartio os dizimos de tudo; e primeiramente se interpreta Rei de justiça; e depois tambem Rei de Salem, que he, Rei de paz:

3 - Sem pai, sem mãi, sem genealogia, nem tendo principio de dias, nem fim de vida: mas sendo feito semelhante ao Filho de Deos, para sempre fica Sacerdote.

4 - Considerai agora quão grande foi este, ao qual até Abraham o Patriarcha tambem deo os dizimos do dospojo.

5 - E os que d'entre os filhos de Levi recebem o Sacerdocio, bem tem elles preceito de dizimarem ao povo segundo a Lei, isto he, a seus irmãos, ainda que sahissem dos lombos de Abraham.

6 - Mas aquelle que não tinha sua genealogia delles, dizimou a Abraham, e abençoou ao que tinha as promessas.

7 - Ora, sem contradicção alguma, o menor bemdito he do maior.

8 - E bem tomão aqui os dizimos os homens que morrem: mas lá aquelle, do qual se testifica que vive.

9 - E, por assim falar, tambem Levi, que toma os dizimos, foi dizimado em Abraham:

10 - Porque ainda elle estava nos lombos do pai, quando Melchisedec lhe sahio ao encontro.

11 - Assim que se em verdade a perfeição fôra pelo Sacerdocio Levitico, (porque debaixo delle o povo recebeo a Lei) que mais necessidade havia de que outro Sacerdote se levantasse segundo a ordem de Melchisedec, e que chamado não fosse segundo a ordem de Aaron?

12 - Porque mudando-se o Sacerdocio, necessariamente tambem se faz mudança da Lei.

13 - Porque aquelle de quem se dizem estas cousas, pertence a outra tribu, da qual ninguem se achegou ao altar.

14 - Visto ser notorio, que nosso Senhor procedeo de Juda, sobre a qual tribu, Moyses nada falou do sacerdocio.

15 - E ainda isto muito mais notorio he, se outro sacerdote se levantar á semelhança de Melchisedec.

16 - O qual não foi feito segundo a Lei do mandamento carnal, senão segundo a virtude da vida incorruptivel.

17 - Porque assim testifica elle: Tu es Sacerdote eternamente segundo a ordem de Melchisedec.

18 - Porque o mandamento precedente se abroga, por causa de sua fraqueza e inutilidade.

19 - Porque a Lei nenhuma cousa aperfeiçoou: se não a introducção de huma melhor esperança, pela qual chegamos a Deos.

20 - E tambem por em quanto sem juramento não foi feito: (porque bem aquelles sem juramento forão feitos Sacerdotes:

21 - Mas este com juramento, por aquelle que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu es Sacerdote eternamente segundo a ordem de Melchisedec.)

22 - De tanto melhor concerto Jesus foi feito fiador.

23 - E aquelles em verdade forão muitos Sacerdotes, por quanto pela morte forão impedidos de permanecer.

24 - Mas este, porquanto eternamente permanece, tem hum Sacerdocio perpetuo.

25 - Portanto tambem perfeitamente pode salvar aos que por elle a Deos se achegão, vivendo sempre para por elles interceder.

26 - Porque tal Summo Pontifice nos convinha, santo, innocente, immaculado, apartado dos peccadores, e feito mais sublime que os ceos:

27 - Que, como os Summos Pontifices, não necessitasse de offerecer cada dia sacrificios, primeiramente por seus proprios peccados, e depois pelos do povo: porque isto fez elle huma vez offerecendo-se a si mesmo.

28 - Porque a Lei constitue por Summos Pontifices a homens fracos: mas a palavra do juramento, que depois da Lei foi feita, ao Filho constitue, que para sempre foi consagrado.