1 - PORTANTO nós tambem, pois de huma tão grande nuvem de testemunhas estamos rodeados, deixemos toda carga, e o peccado, que facil mente nos rodéa, e corramos com paciencia a carreira que nos está proposta:

2 - Olhando para Jesus, Principe e consummador da fé: o qual pelo gozo que lhe estava proposto, supportou a cruz, desprezando a afronta, e se assentou á dextra do throno de Deos.

3 - Porque considerai aquelle que contra si mesmo huma tal contradicção dos peccadores supportou: para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos animos.

4 - Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o peccado:

5 - E ja vos esquecestes da exhortação que comvosco, como a filhos vos fala: Filho meu, não estimes em pouco a disciplina do Senhor, nem desmaies quando d'elle fóres reprehendido.

6 - Porque o Senhor castiga ao que ama, e açouta a qualquer, que recebe por filho.

7 - Se supportais a disciplina, Deos se vos apresenta como a filhos, (porque que filho ha a quem o pai não castigue?)

8 - Mas se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, bastardos sois logo, e não filhos.

9 - Tambem em verdade por castigadores tivemos aos pais de nossa carne, e os reverenciávamos: não nos sujeitaremos pois muito mais ao Pai dos espiritos, e viverémos?

10 - Porque aquelles em verdade, por hum pouco tempo, nos castigarão como a elles bem lhes parecia; porem este para nosso proveito, para que de sua santidade sejamos participantes.

11 - E toda disciplina em verdade, ao presente, não parece ser cousa de gozo, senão de tristeza; mas depois de si dá hum fruto pacifico de justiça aos exercitados por ella.

12 - Portanto tornai a levantar as mãos cançadas, e os joelhos desconjuntados

13 - E fazei rectas veredas para vossos pés: para que o que manqueija, se não torça, mas que antes muito mais sare.

14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguem verá ao Senhor:

15 - Attentando que ninguem desfaleça da graça de Deos: que alguma raiz de amargura brotando vos não perturbe, e por ella muitos se contaminem.

16 - Que ninguem seja fornicador, ou profano, como Esau, que por hum manjar deo seu direito de primogenitura.

17 - Porque bem sabeis que ainda depois querendo herdar a benção, foi rejeitado: porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lagrimas o buscou.

18 - Porque não chegastes ao monte que se podia tocar, e ao fogo incendido, e á escuridão, e ás trévas, e á tempestade:

19 - E ao sonido da trombeta, e á voz das palavras: a qual os que a ouvião, pedirão que mais se lhes não falasse.

20 - (Porque não podião supportar o que se lhes mandava. Que se até huma besta tocasse ao monte, seria apedrejada, ou passada com huma frecha.

21 - E tão terrivel era a visão, que disse Moyses: Todo assombrado e tremendo estou).

22 - Antes chegastes ao monte de Sião, e á cidade do Deos vivente, á Jerusalem celestial, e aos muitos milhares de Anjos:

23 - A' universal congregação e Igreja dos primogenitos, que estão escritos nos Ceos, e a Deos o Juiz de todos, e ao espiritos dos ja perfeitos justos:

24 - E a Jesus o Medianeiro do Novo Testamento, e ao sangue do espargimento, que fala melhores cousas que o de Abel.

25 - Olhai que não rejeiteis ao que fala: porque se aquelles, que rejeitárão ao que na terra dava divinas respostas, não escapárão, muito menosescaparemos nósoutros, se nos desviarmos daquelle que he dos Ceos:

26 - A voz do qual então moveo a terra: porem agora denunciou, dizendo; Ainda huma vez commoverei, não só a terra, senão tambem ao Ceo.

27 - E o que diz: Ainda huma vez, mostra a mudança das cousas moveis, como aquellas que forão feitas, para que as immoveis permaneção.

28 - Pelo que recebendo o Reino immovel, retenhamos a graça, com que sirvamos a Deos agrada-velmente com reverencia e piedade.

29 - Porque nosso Deos he hum fogo consumidor.