1 - E SUBIÃO Pedro e João juntos ao Templo á hora da oração, que era a nona.

2 - E trazião a hum certo varão, que era coxo desde o ventre de sua mãi, ao qual cada dia punhão á porta do Templo, chamada a Formosa, para pedir esmola aos que entravão no Templo.

3 - O qual, vendo a Pedro e a João, que vinhão entrando no Templo, pedio que lhe dessem huma esmola.

4 - E fitando Pedro com João os olhos nelle, disse: attenta para nós.

5 - E póz os olhos nelles, esperando receber delles alguma cousa.

6 - E dissse Pedro: Prata e ouro não tenho; mas o que tenho, isso te dou: em o nome de Jesu-Christo o Nazareno, levantate, e anda.

7 - E tomando-o pela mão direita levantou-o, e logo seus pés e artelhos se firmarão.

8 - E saltando elle, pôz-se em pé, e andou, e com elles entrou no Templo, andando, e saltando, e louvando a Deos.

9 - E todo o povo o vio andar, e louvar a Deos.

10 - E conhecião-o, que era o que se assentava á esmola á porta Formosa do Templo; e ficárão cheios de pasmo, e de espanto, pelo que lhe acontecera.

11 - E apegando-se o coxo, que fora curado, de Pedro e de João, todo o povo concorreo atonito a elles ao alpendre, que se chama de Salamão.

12 - E vendo Pedro isto, respondeo ao povo: Varoens Israëlitas, porque disto vos marvilhais? ou porque para nos tanto attentais, como se por nossa propria virtude ou santidade a este fizessemos andar.

13 - O Deos de Abraham, e de Isaac, e de Jacob, o Deos de nossos pais glorificou a seu filho Jesus, ao qual vósoutros entregastes, e perante a face de Pilatos o negastes, julgando elle que houvéra de ser solto.

14 - Mas vósoutros negastes ao Santo e ao Justo, e pedistes que hum homem homicida se vos désse.

15 - E matastes ao Principe da vida, ao qual Deos resuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.

16 - E pela fé em seu nome confirmou seu nome a este, que vedes e conheceis; e a fé que por elle he, deo a este esta perfeita saude em presença de todos vósoutros.

17 - E agora, irmãos, eu sei que por ignorancia o fizestes, como tambem vossos principes.

18 - Mas Deos cumprio assim o que ja d'antes por boca de todos seus Prophetas havia denunciado, que o Christo havia de padecer.

19 - Arrependei-vos pois, e converteivos, paraque vossos peccados sejão apagados, quando viérem os tempos do refrigerio da presença do Senhor.

20 - E elle enviar a Jesu-Christo, que ja d'antes vos foi prégado.

21 - Ao qual convém que o ceo receba até os tempos da restauração de todas as cousas, que Deos falou por boca de todos seus santos Prophetas, desde todo seculo.

22 - Porque aos Pais disse Moyses: De vossos irmãos levantará o Senhor vosso Deos hum Propheta como a mim, a elle ouvireis, em tudo quanto vos falar.

23 - E será que toda alma que não ouvir a este Propheta, será desarraigada do povo.

24 - E tambem todos os Prophetas desde Samuel, e em diante, todos quantos tem falado, tambem d'antes denunciárão estes dias.

25 - Vósoutros sois os filhos dos Prophetas, e do concerto, que Deos contratou com nossos Pais, dizendo a Abraham; em tua semente serão bemditas todas as familias da terra.

26 - Resuscitando pois Deos a seu Filho Jesus, primeiro a vós o enviou, para que nisto vos bemdissesse, que a cada qual de vósoutros desviasse de vossas maldades.