1 - E HAVENDO escapado, então entendérão que a ilha se chamava Melita.

2 - E usárão os Barbaros comnosco de não pouca humanidade: porque accendendo hum grande fogo, nos recolherão a todos, por causa da chuva que sobrevinha, e por amor do frio.

3 - E havendo Paulo achegado quantidade de vides, e pondo-as no fogo, sahindo da quentura huma vibora, lhe acometteo á mão.

4 - E vendo-lho os Barbaros a bicha dependurada da mão, dizião huns aos outros: Certamente homicida he este homem, ao qual do mar escapando, a vingança não deixa viver.

5 - Porém sacudindo elle a bicha no fogo, não padeceo nenhum mal.

6 - E elles esperavão que se havia de inchar, ou cahir morto de repente. Porém havendo ja esperado muito, e vendo que nenhum incommodo lhe sobrevinha, mudados de parecer, dizião, que era Deos.

7 - E ali perto daquelle mesmo lugar tinha humas herdades o principal da ilha, por nome Publio; o qual nos recebeo, e nos hospedou por tres dias benignamente.

8 - E aconteceo, que estava o pai de Publio de cama, enfermo de febres, e dysenteria; ao qual Paulo entrou; e havendo orado, pôz as mãos sobre elle, e o curou.

9 - Feito pois isto, viérão tambem a elle os de mais, que na ilha tinhão enfermidades, e sararão.

10 - Os quaes tambem nos honrárão com muitas honras: e havendo de navevegar, nos proverão das cousas necessarias.

11 - E tres mezes depois, partimos em hum navio Alexandrino, que invemára na ilha: o qual tinha por insignia, Castor e Pollux.

12 - E chegando a Syracusa, ficámos ali tres dias.

13 - Donde indo costeando, viémos a Rhegio; e hum dia depois ventando o sul, viémos o segundo dia a Puteolos.

14 - Aonde achando alguns irmãos, rogárão-nos que por sete dias ficassemos com elles, e assim viémos a Roma.

15 - E ouvindo os irmãos novas de nósoutros, desde lá ao encontro nos sahirão até a praça de Appio, e ás tres Vendas, e vendo-os Paulo, deo graças a Deos, e tomou animo.

16 - E como chegamos a Roma, entregou o Centurião os prezos ao General dos exercitos: porém a Paulo se lhe permittio morar sobre si á parte, com o soldado que o guardava.

17 - E aconteceo, que tres dias depois, convocou Paulo aos que erão os Principaes dos Judeos; e juntos elles, disse-lhes: Varoens irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim comtudo prezo desde Jerusalem, entregue em mãos dos Romanos.

18 - Os quaes, havendo-me examinado, me querião soltar, por não haver em mim nenhum crime de morte.

19 - Porém contradizendo-o os Judeos, me foi forçoso appellar a Cesar: não porém como que tenha de que accusar a minha nação.

20 - Assim que por esta causa vos tenho chamado a mim, para vos ver e falar: porque pela esperança de Israël estou eu rodeado desta cadeia.

21 - Porém elles lhe dissérão: nósoutros nem de Judea cartas algumas ácerca de ti recebemos, nem vindo aqui algum dos irmãos, nos denunciou, nem falou de ti algum mal.

22 - Porém bem quizeramos ouvir de ti o que sentes: porque, quanto a esta Seita, notorio nos he que em todo lugar se lhe contradiz.

23 - E havendo-lhe elles assinalado hum dia, viérão a elle muitos á pousada; aos quaes declarava, e testificava o Reino de Deos; e procurava persuadi-los á fé de Jesus, assim pela ei de Moyses, como pelos Prophetas, desde pela manhã ate a tarde.

24 - E bem crião alguns no que se dizia; porém os outros não crião.

25 - E como ficárão entre si discordes, despedirão-se, dizendo Paulo esta palavra: que bem falou o Espirito Santo por Isaias o Propheta a nossos pais,

26 - Dizendo: Vai a este povo, e dize: de ouvido ouvireis, e em maneira nenhuma entendereis: e vendo vereis, e em maneira nenhuma enxergareis.

27 - Porque engrossado está o coração deste povo, e dos ouvidos pesadamente ouvirão, e os olhos fechárão; para que nunca dos olhos vejão, nem dos ouvidos oução, nem do coração entendão, e se convertão, e eu os cure.

28 - Seja-vos pois notorio, que ás Gentes he enviada esta salvação de Deos; e ellas a ouvirão.

29 - E havendo elle dito isto, partirão os Judeos, tendo entre si grande contenda.

30 - E Paulo ficou dous annos inteiros em seu proprio aluguer: e recebia a todos quantos a elle vinhão:

31 - Prégando o Reino de Deos, e ensinando com toda ousadia as cousas pertencentes ao Senhor Jesu-Christo sem algum impedimento.