1 - E DEPOIS disto partio Paulo de Athenas, e veio a Corintho.

2 - E achando a hum certo Judeo, por nome Aquila, natural de Ponto, que havia pouco que tinha vindo de Italia, e a Priscilla sua mulher, (porquanto Claudio mandára que todos os Judeos de Roma sahissem) veio a elles.

3 - E porque era do mesmo officio, ficou com elles, e trabalhava: porque tinhão por orneio fazer tendas.

4 - E disputava na Synagoga cada Sabbado; e a Judeos, e a Gregos persuadia á fé.

5 - E como Silas e Timotheo descerão de Macedonia, foi Paulo constrangido do Espirito, testificando aos Judeos que Jesus era o Christo.

6 - Porem resistindo, e blasfemando elles, sacudio os vestidos, e disse-lhes: vosso sangue seja sobre vossa cabeça; limpo estou eu: e desde agora ás Gentes irei.

7 - E partindo dali, entrou em casa de hum, por nome Justo, que servia a Deos, cuja casa estava a par da Synagoga.

8 - E Crispo, o Maioral da Synagoga, creo no Senhor com toda sua casa; e ouvindo-o muitos dos Corinthios, crêrão e forão baptizados.

9 - E disse o Senhor em visão de noite a Paulo: não temas, senão fala, e não cales.

10 - Porque eu comtigo estou, e ninguem de ti lançará mão para te fazer mal: porque muito povo tenho nesta cidade.

11 - E ficou ali hum anno e seis meses, ensinando entre elles a palavra de Deos.

12 - Porem sendo Gallio Proconsul de Achaia, se levantárão os Judeos concordemente contra Paulo, e o trouxérão ao Tribunal,

13 - Dizendo; este persuade aos homens a servir a Deos contra a Lei.

14 - E querendo Paulo abrir a boca, disse Gallio aos Judeos: Se algum aggravo, ou crime enorme houvéra, ó judeos, com razão vos sofreria:

15 - Mas se a questão he de palavras, e de nomes, e da Lei que entre vos ha, vêde-o vos mesmos: porque dessas causas não quero ou ser juiz.

16 - E lançou-os do Tribunal.

17 - Porem tomando todos os Gregos a Sosthenes, o Maioral da Synagoga, ferião-o diante do Tribunal; ea Gallio nada destas cousas se lhe dava.

18 - E ficando Paulo ainda ali muitos dias, despedio-se dos irmãos, e dali navegou para Syria; e com elle Priscilla e Aquila: havendo primeiro tosqueado a cabeça em Cenchras, porque tinha feito voto.

19 - E chegou a Epheso, e deixou-os ali: porem elle entrando na Synagoga, disputava com os Judeos.

20 - E rogando-lhe elles, que com elles por mais algum tempo ficasse, não conveio nisso.

21 - Antes se despedio delles, dizendo; necessario me he em todo caso ter a festa que vem em Jerusalem: mas outra vez, querendo Deos, a vosoutros tornarei; e partio de Epheso.

22 - E vindo a Cesarea, subio a Jerusalem, e saudando a Igreja, desceo a Antiochia.

23 - E estando ali algum tempo partio, passando successivamente pela provincia de Galacia e Phrygia, confirmando a todos os discipulos.

24 - E chegou a Epheso hum certo Judeo, por nome Apollos, natural de Alexandria, varão eloquente, poderoso em as Escrituras.

25 - Este era ja instruido no caminho do Senhor; e fervente de espirito, falava e ensinava diligentemente as cousas do Senhor: sabendo somente o baptismo de João.

26 - E começou este a falar ousadamente na Synagoga; e ouvindo-o Priscilla e Aquila, o tornárão comsigo, e declararão-lhe mais pontualmente o caminho de Deos.

27 - E querendo elle passar a Achaia, exhortando-o os irmãos, escrevérão aos discipulos que o recebessem; o qual vindo, aproveitou muito aos que crião pela graça.

28 - Porque com grande vehemencia publicamente convencia aos Judeos, mostrando pelas Escrituras, que Jesus era o Christo.