1 - E ALGUNS que de Judea havião descido, ensinavão aos irmãos, dizendo: Se conforme ao uso de Moyses vos não circuncidardes, não vos podeis salvar.

2 - Feita pois por Paulo e Barnabé não pequena resistencia e contenda contra elles, ordenarão que Paulo e Barnabé, e alguns outros delles subissem aos Apostolos, e aos Anciãos a Jerusalem sobre esta questão.

3 - Assim que acompanhados elles da Igreja, passarão por Phenice, e Samaria, contando a conversão das Gentes: e davão grande alegria a todos os irmãos.

4 - E vindos a Jerusalem, forão recebidos da Igreja, e dos Apostolos, e dos Anciãos; e denunciárão-lhes quão grandes cousas Deos com elles tinha feito.

5 - Porém que alguns da seita dos Phariseos, que havião crido, se levantárão, dizendo: Que he necessario circuncidá-los, e mandar-lhes que guardem a Lei de Moyses.

6 - E congregárão-se os Apostolos, e os Anciãos, para attentarem neste negocio.

7 - E havendo grande contenda, Pedro se levantou, e lhes disse: Varoens irmãos, bem sabeis como ja vai por muito tempo, que Deos entre nos me elegeo, para que por minha boca as Gentes ouvissem a palavra do Evangelho, e cressem.

8 - E Deos, que conhece os coraçoens, lhes deo testemunho, dando-lhes o Espirito Santo, como tambem a nósoutros.

9 - E nenhuma differença fez entre nósoutros e ellas, purificando pela fé seus coraçoens.

10 - Agora pois, porque tentais a Deos, pondo hum jugo sobre o pescoço dos discipulos; que nem nossos pais, nem nósoutros podemos levar?

11 - Antes cremos, que pela graça do Senhor Jesu-Christo seremos salvos, como tambem elles.

12 - E toda a multidão calou; e ouvirão a Barnabé e a Paulo, que contavão, quão grandes sinaes e prodigios Deos por meio delles entre as Gentes fizéra.

13 - E havendo-se estes calado, respondeo Jacobo, dizendo: Varoens irmãos, ouvi-me.

14 - Simeão contou, como primeiro Deos visitou as Gentes, para tomar dellas hum povo para seu nome.

15 - E com isto concordão as palavras dos Prophetas, como está escrito:

16 - Depois disto tornarei, e reedificarei o Tabernaculo de David, que cahido está, e reedificarei suas ruinas, e o tornarei a levantar:

17 - Para que o resto dos homens busque ao Senhor, e todas as demais Gentes, sobre as quaes meu nome he invocado, diz o Senhor, que faz todas estas cousas.

18 - Notórias são a Deos desde ab eterno todas suas obras.

19 - Pelo que julgo, que os que das Gentes se convertem a Deos, não devem ser perturbados.

20 - Senão escrever-lhes, que se abstenhão das contaminacoens dos idolos, e de fornicação, e de affogado, e de sangue.

21 - Porque Moyses, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e nas Synagogas cada Sabbado he lido.

22 - Então pareceo bem aos Apostolos, e aos Anciãos, com toda a Igreja, eleger delles alguns varoens, e os enviar com Paulo e Barnabé a Antiochia:a saber a Judas, que tinha por sobrenome Barsabas, e a Silas; varoens principaes entre os irmãos.

23 - E escrevérão com elles o seguinte: Os Apostolos, e os Anciãos, e os irmãos, aos irmãos das Gentes, que estão em Antiochia, e Syria, e Cilicia, saude.

24 - Porquanto ouvimos, que alguns, que sahirão d`entre nósoutros, vos perturbarão com palavras, e fizérão titubear vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos, e guardar a Lei, aos quaes tal não mandámos:

25 - Pareceo-nos bem ajuntados concordemente, eleger alguns varoens, e enviar-vo-los com nossos amados Barnabé, e Paulo.

26 - Homens que ja entregárão suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesu-Christo.

27 - Assim que enviamos a Judas, e a Silas, os quaes tambem de boca o mesmo vos denunciarão.

28 - Porque ao Espirito Santo, e a nósoutros pareceo bem, de nenhuma carga mais vos impór, senão estas cousas necessarias:

29 - Convem a saber: Que vos abstenhais das causas sacrificadas aos idolos, e de sangue, e de affogado, e de fornicação; das quaes cousas, se vos guardardes, bem fareis. Bem vos vá.

30 - Despedidos pois elles, viérão a Antiochia, e ajuntando a multidão, entregárão a carta.

31 - E lendo-a alegrárão-se ácerca da consolação.

32 - Judas pois, e Silas, como tambem erão Prophetas, com muitas palavras exhortárão e confirmárão aos irmãos.

33 - E detendo-so ali algum tempo, os irmãos os deixarão tornar em paz aos Apostolos.

34 - Porém a Sdas lhe pareceo bem ficar ali.

35 - E Paulo e Barnabé ficarão em Antiochia, ensinando e evangelizando, com outros muitos, a palavra do Senhor.

36 - E depois de alguns dias, disse Paulo a Barnabé: Tornemos-nos a visitar a nossos irmãos por cada cidade, em que ja denunciamos a palavra do Senhor, a ver como estão.

37 - E Barnabé aconselhava, que tomassem comsigo a João chamado Marcos.

38 - Mas a Paulo lhe parecia razão, que não tomassem comsigo aquelle, que desde Pamphylia se apartára delles, e com elles não fóra áquella obra.

39 - Houve pois entre elles tal contenda, que se apartárão hum do outro: e tomando Barnabé comsigo a Marcos, navegou para Cypro.

40 - Porém Paulo escolhendo a Silas, partio, encommendado dos irmãos á graça de Deos.

41 - E foi passando por Syria e Cilicia, confirmando as Igrejas.