1 - ASSIM que, irmãos, no de mais vos rogamos, e amoestamos em o Senhor Jesus, que assim como de nós recebestes, como vos convenha andar, e a Deos agradar, assim nisto mais abundeis.
2 - Porque bem sabeis vós, que mandamentos vos demos pelo Senhor Jesus.
3 - Porque esta he a vontade de Deos, a saber vossa santificação, que vos abstenhais de fornicação:
4 - Que cada hum de vós saiba possuir seu vaso em santificação e honra:
5 - Não em sensualidade de concupiscencia, como as Gentes, que não conhecem a Deos.
6 - Ninguem opprima nem engane em negocio algum a seu irmão: Porque o Senhor he vingador de todas estas cousas, como já tambem d'antes volo temos dito e testificado.
7 - Porque não nos chamou Deos á immundicia, senão á santificação.
8 - Pelo que quem isto despreza, não despreza a homem, senão a Deos, o qual tambem nos deo seu Espirito Santo.
9 - E quanto á caridade fraternal, não necessitais de que della vos escreva: porque já vós mesmos estais instruidos de Deos, que vos ameis huns aos outros.
10 - Porque tambem já assim o fazeis para com todos os irmãos, que estão em toda Macedonia. Exhortamosvos porém, irmãos, que ainda nisto mais abundeis:
11 - E procureis de andar quietos, e fazer vossos proprios negocios, e trabalhar com vossas proprias mãos, como já vo-lo temos mandado:
12 - Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e de cousa nenhuma necessiteis.
13 - Não quero porém, irmãos, que sejais ignorantes ácerca dos que já dormem: para que vos não entristeçais, como tambem os de mais, que não tem esperança.
14 - Porque se cremos que Jesus morreo, e resuscitou, assim tambem aos que em Jesus dormem, Deos com elle os tornará a trazer.
15 - Porque isto vos dizemos pela palavra do Senhor, que nósoutros que restarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederémos aos que dormem.
16 - Porque o mesmo Senhor do ceo descerá com algazares, e com voz de Archanjo, e com a trombeta de Deos: e os que em Christo morrérão, primeiro resuscitarão:
17 - Depois nósoutros, que ficarmos vivos, seremos juntamente com elles em as nuveis arrebatados, sahindo ao encontro ao Senhor em o ar: e assim estarémos sempre com o Senhor.
18 - Assim que huns aos outros consolai-vos com estas palavras.