1 - PEDRO Apostolo de Jesu-Christo, aos estrangeiros espargidos em Ponto, Galacia, Cappadocia, Asia, e Bythinia:

2 - Eleitos segundo a presciencia de Deos Pai, em santificação de Espirito, para a obediencia e aspersão do sangue de Jesu-Christo: Graça e paz vos seja multiplicada.

3 - Bemdito seja o Deos e Pai de nosso Senhor Jesu-Christo, o qual segundo sua grande misericordia, nos regenerou para huma viva esperança, pela resurreição de Jesu-Christo d'entre os mortos:

4 - Para a herança incorruptivel, e incontaminavel, e que se não pode murchar, guardada em os Ceos para vósoutros.

5 - Que pela fé estais guardados em a virtude de Deos, para a salvação, ja prestes para se revelar em o ultimo tempo.

6 - Em que vósoutros vos alegrais, estando por agora (se he que assim importa) por hum pouco contristados com varias tentaçoes:

7 - Para que a prova de vossa fé, muito mais preciosa que o ouro que perece, e pelo fogo he provado, se ache em louvor, e honra, e gloria, na revelação de Jesu-Christo.

8 - Ao qual não o havendo visto, o amais; em o qual, não o vendo agora, porem crendo, vos alegrais com gozo ineffavel e glorioso.

9 - Alcançando o fim de vossa fé, a saber a salvação das almas.

10 - A'cerca da qual salvação inquirirão e examinárão os Prophetas, que prophetizarão da graça que vos foi dada.

11 - Indagando quando, ou em qual tempo, o Espirito de Christo, que nelles estava, significasse, e d'antes testificasse as paixoes que a Christo havião de vir, e a gloria que se lhe havia de seguir.

12 - Aos quaes foi revelado, que não para si mesmos, senão para nósoutros administravão estas cousas, que agora vos forão denunciadas pelos que pelo Espirito santo do Ceo enviado, vos pregárão o Evangelho: nas quaes cousas os Anjos, até o mais interior, desejão olhar.

13 - Portanto cingindo os lombos de vosso entendimento, e sobrios, esperai inteiramente na graça, que se vos offereceo na revelação de Jesu-Christo.

14 - Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscencias, que d'antes havia em vossa ignorancia.

15 - Mas como aquelle que vos chamou, he santo, sêde vósoutros tambem santos em todo vosso costume.

16 - Porquanto escrito está. Sêde santos, porque eu sou santo.

17 - E se por Pai invocais aquelle, que sem aceitação de pessoas, julga segundo a obra de cada hum; andai em temor o tempo de vossa habitação:

18 - Sabendo que de vosso vão costume, que por tradição dos pais recebestes, fostes resgatados, não com cousas corruptiveis, como com prata oucom ouro:

19 - Senão com o precioso sangue de Christo, como de num immaculado e incontaminado cordeiro:

20 - O qual bem ja d'antes foi conhecido desde antes da fundação do mundo, porem manifesto nestes ultimos tempos por amor de vósoutros:

21 - Que por elle credes em Deos, o qual dos mortos o resuscitou, e lhe deo gloria, para que vossa fé e esperança estivesse em Deos.

22 - Portanto purificando vossas almas pelo Espirito em a obediencia da verdade, para caridade fraternal não fingida; amai-vos ardentemente huns aos outros de hum puro coração:

23 - Sendo ja regenerados, não de semente corruptivel, senão incorruptivel, pela viva palavra de Deos, e que para sempre permanece.

24 - Porque toda carne he como a herva, e toda a gloria do homem como a flor da herva. Secouse a herva, e cahio sua flor:

25 - Mas a palavra do Senhor permanece para sempre: e esta he a palavra que entre vós foi evangelizada.