1 - DEPOIS veio a palavra de Jehovah dos exercitos a mim, dizendo.

2 - Assim diz Jehovah dos exercitos, zelei por Sião com grande zelo: e com grande furor zelei por ella.

3 - Assim diz Jehovah, tomei-me a Sião, e habitarei em meio de Jerusalem: e Jerusalem chamar-se-ha, cidade de verdade, e o monte de Jehovah dos exercitos, monte de santidade.

4 - Assim diz Jehovah dos exercitos, ainda velhos e velhas assentar-se-hão nas praças de Jerusalem: e cada qual terá seu bordão em sua mão, por causa da multidão dos dias.

5 - E as ruas da cidade se encherão de machos e femeas, brincando em suas ruas.

6 - Assim diz Jehovah dos exercitos, porquanto isto he maravilhoso em os olhos do restante deste povo nestes dias, seria o porisso tambem maravilhoso em meus olhos? diz Jehovah dos exercitos.

7 - Assim diz Jehovah dos exercitos, eis que redimirei a meu povo da terra do oriente, e da terra do occidente do sol.

8 - E os trarei para cá, e habitarão em meio de Jerusalem: e me serão por povo, e lhes serei por Deos em verdade, e em justiça.

9 - Assim diz Jehovah dos exercitos, vossas mãos sejão fortes, vós que nestes dias ouvistes estas palavras da boca dos Prophetas, que estivérão no dia em que foi posto o fundamento da casa de Jehovah dos exercitos, para que o Templo fosse edificado.

10 - Porque antes destes dias não houve salario de homem, nem salario de animal: e o que entrava, e o que sabia, não tinha paz por causa do inimigo, porque eu mandei a todos os homens, cada qual contra seu proximo.

11 - Mas agora com o resto deste povo não farei, como em os primeiros dias, diz Jehovah dos exercitos.

12 - Porque a semente será prosperá, a vide dará seu fruto, e a terra dará sua novidade, e os ceos darão seu orvalho: e ao resto deste povo farei herdar tudo isto.

13 - E será, ó casa de Juda, e ó casade Israel, que, como fostes maldição entre as gentes, assim vos guardarei; e sereis benção: não temais, esforçem se vossas mãos.

14 - Porque assim diz Jehovah dos exercitos: como pensei fazer-vos mal, quando vossos pais me offendérão grandemente, diz Jehovah dos exercitos, e não me arrependi d`isso:

15 - Assim torno a pensar de fazer bem a Jerusalem, e á casa de Juda nestes dias: não temais.

16 - Estas são as cousas que fareis, fallai verdade cada qual com seu proximo; julgai verdade e juizo de paz em vossas portas.

17 - E ninguem pense mal em seu coração contra seu proximo, nem ameis juramento falso: porque eu aborreço todas estas cousas, falia Jehovah.

18 - E a palavra de Jehovah dos exercitos veio a mim, dizendo,

19 - Assim diz Jehovah dos exercitos, o jejum do quarto, e o jejum do quinto, e o jejum do setimo, e o jejum do decimo mez será á casa de Juda para goze, e para alegria,e para festividades solemnes: amai poisa verdade e a paz.

20 - Assim diz Jehovah dos exercitos: ainda será, que os povos e os moradores de muitas cidades hão de vir.

21 - E os moradores da huma irão a os da outra, dizendo: vamos andando para supplicar a face de Jehovah, e para buscar a Jehovah dos exercitos: eu tambem irei.

22 - Assim muitos povos e poderosas gentes virão, a buscar em Jerusalem a Jehovah dos exercitos, e supplicar a face de Jehovah.

23 - Assim diz Jehovah dos exercitos, naquelle dia será, que dez varões de todas as lingoas das gentes pegarão, pegarão digo da fralda de hum varão judaico, dizendo: iremos com vosoutros, porque temos ouvido, que Deos está com vosoutros.