1 - EIS que o dia vem para Jehovah, que teus despojos, ô Jerusalem, serão repartidos em meio de ti.

2 - Porque eu ajuntarei todas as gentes para a peleja contra Jerusalem, e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas: e a metade da cidade sahirá em cativeiro, mas o resto do povo não será desarraigado da cidade.

3 - E Jehovah sahirá, e pelejará contra estas gentes, como no dia em que pelejou, no dia de batalha.

4 - E naquelle dia seus pés estarão no monte das oliveiras, que está em fronte de Jerusalem ao Oriente: e o monte das oliveiras será fendido pelo meio para o Oriente, e para o Occidente, assim que haverá num mui grande valle: e a metade do monte se apartará para o Norte, e a outra metade delle para o Sul.

5 - Então fugireis pelo valle de meus montes, (porque este valle dos montes chegará até Asai) e fugireis, como fugistes pelo terremeto nos dias de Uzias rei de Juda: então Jehovah meu Deos virá. e todos os santos comtigo ó Jehovah.

6 - E será naquelle dia, que não haverá preciosa luz, nem espessas escuridade.

7 - Mas será hum unico dia, que Jehovah conhecer; nem dia, nem noite será: e acontecerá, que no tempo da vespera haverá luz.

8 - Naquelle dia tambem acontecerá, que aguas vivas correrão de Jerusalem, a metade dellas para o mar oriental, e a metade dellas até o mar traseiro, no estio e no inverno haverão.

9 - E Jehovah será por rei sobre toda aterra: naquelle dia Jehovah será hum, e seu nome hum.

10 - Toda esta terra ao redor tornar-sehaem plaineza, desde Geba até Rimmon, da banda do Sul de Jerusalem: e será exalçada e habitada em seu lugar, desda porta de Benjamin, até o lugar da primeira porta, até a porta da esquina, e desda torre de Hananeel até os lagares do rei.

11 - E habitarão nella, e não mais haverá interdito, porque Jerusalem habitará segura.

12 - E esta será a plaga, com que Jehovah ferirá a todos os povos, que guerreárão contra Jerusalem: fará consumir a carne de qualquer, aonde está em seus pés, e os olhos de qualquer engelhar se hão em suas cavernas, e a lingoa de qualquer se engelhará em sua boca.

13 - Naquelle dia tambem acontecerá, que haverá grande rumor de Jehovah entre elles, assim que cada qual prenderá a mão de seu proximo, e a mão de cada qual subirá contra a mão de seu proximo.

14 - E tambem Juda pelejará em Jerusalem, e o poder de todas as gentes ao redor será ajuntado, ouro e prata, e vestidos em grande multidão.

15 - Assim tambem será a plaga dos cavallos, dos mulos, dos camelos, e dos asnos, e de todos os animaes, que estiverem naquelles exercitos, como foi a plaga delles.

16 - E será, que todos os que ficarem de resto de todas as gentes, que viérão contra Jerusalem, subirão de anno em anno, para adorarem ao rei Jehovah dos exercitos, e celebrarem a festa das Cabanas.

17 - E ancontecerá, se alguma das gerações da terra não subir a Jerusalem, para adorar ao rei Jehovah dos exercitos, não haverá chuva sobre elles.

18 - E se a geração dos Egypcios, sobre os quaes não ha chuva, não subir, nem vier, a plaga sobre elles virá com que Jehovah ferirá as gentes, que não subirem, a celebrar a festa das Cabanas.

19 - Este será o peccado dos Egypcios, e o peccado de todas as gentes, que não subirem, a celebrar a festa das Cabanas.

20 - Naquelle dia sobre os sinos dos cavallos estará Santidade de Jehovah: e as panellas na casa de Jehovah serão como as bacias diante do altar.

21 - E todas as panellas em Jerusalem e em Juda serão santas a Jehovah dos exercitos, assim que todos que sacrificarem, virão e dellas tomarão, e nellas cozerão; e não mais haverá Cananita na casa de Jehovah dos exercitos naquelle dia.