1 - NAO te alegres, ó Israel, até saltar, como os povos; porque fornicas de tras de teu Deos: o salario de mundana amas em todas as eiras de trigo.

2 - A eira, e o lagar não os manterá: e o mosto lhes mentira.

3 - Na terra de Jehovah não permanecerão: mas Ephraim tornará a Egypto, e em Assyria comerão o immundo.

4 - Offertas de licor de vinho a Jehovah não farão, nem lhe serião doces; seus sacrificios lhes serião como pão de pranto; todos os que d?ello comerião, serião immundos: porque seu pão será por sua alma; não virá na casa de Jehovah.

5 - Que cousa vos fareis em hum dia de solemnidade, e em hum dia festivo de Jehovah?

6 - Porque eis que elles se vão por cansa da destruição; Egypto os recolherá, Moph os sepultara: desejo haverá de sua prata, ortigas os possuirão hereditariamente, espinhos haverá em suas tendas.

7 - Ja viérão os dias de visitação, jà viérão os dias de retribuição; os de Israel o saberão: o Propheta he louco, o varão de espirito he furioso; pela grandeza de tua iniquidade tambem o odio he grande.

8 - O guarda de Ephraim com meu Deos; mas o Propheta he laço de caçador de aves em todos seus caminhos; odio na casa de seu Deos.

9 - Mui profundamente se corromperão, como em os dias de Gibea: lembrar-se-ha de suas injustiças, seus peccados visitará.

10 - Achei a Israel como uvas no deserto, a vossos pais vi como a fruta temporá na figueira em seu principio: porem entrárão a Baal-Peor, e se apartarão para esta Impudencia, e por sua putaria feitos forão mui abominaveis.

11 - Quanto a Ephraim, sua gloria avoará como ave: desdo nascimento, e desdo ventre, e desdo concebimento.

12 - Ainda que vierem a criar seus filhos, com tudo os privarei d`elles, d`entre os homens: porque tambem, ai d`elles, quando me apartar d`elles.

13 - Ephraim he, como vi a Tyro, que prantada está em aprazivel habitação: mas Ephraim a seus filhos ha de tirar fora ao matador.

14 - Dá-lhes Jehovah; que pois darás? dá-lhes madre movideira, e tetas enxutas.

15 - Toda sua malicia ha em Gilgal, porque ali os aborreci pela malicia de seus tratos: os lançarei fora de minha casa: não mais os amarei em diante; todos seus Principes são rebeldes.

16 - Ephraim foi ferido, sua raiz se seccou; não darão fruto: e ainda que gerarem, toda via matarei o desejavel de seu ventre.

17 - Meu Deos os regeitará, porque não o ouvem: e vagabundos andarão entre as gentes.