1 - ISRAEL he vide escavada; dá fruto para si: segundo a multidão de seu fruto multiplicou os altares; segundo a bondade de sua terra, melhorarão as estatuas.
2 - Dividio seu coração, agora assolados serão; cortará seus altares, e destruirá suas estatuas.
3 - Porque agora dirão: não temos rei: porque não tememos a Jehovah; que pois nos faria hum rei?
4 - Fallárão palavras, jurando falsamente em contratar concertos: pelo que o juizo florecerá como erva peçonhenta, nos regos dos campos.
5 - Os moradores de Samaria assombrados estarão pelo bezerro de Beth-Aven: porque seu povo pelo mesmo pranteará, como tambem seus sacerdotes (que pelo mesmo se alegravão) por causa de sua gloria, que se apartou d`elle.
6 - Tambem a Assyria será levado, por presente ao rei Jareb: Ephraim levará vergonha, e Israel envergonharse-ha, por causa de seu conselho.
7 - O rei de Samaria he cortado como escuma de sobre a agua.
8 - E os altos de Aven, peccado de Israel, serão destruidos: espinhos e cardos crecerão sobre seus altares: e dirão aos montes, cubri-nos, e aos outeiros, cahi sobre nos.
9 - Desd`os dias de Gibea peccaste, ó Israel: ali se parárão; a peleja em Gibea, contra os filhos de perversidade, não os acometerá.
10 - Em meu prazer he, que os atarei: e povos serão congregados contra elles, quando os atarei em seu dous regos.
11 - Porquanto Ephraim bezerra he, costumada de trilhar de boamente, passei sobre a formosura de seu pescoço: cavalgarei sobre Ephraim, Juda lavrará, Jacob lhe gradará as terras.
12 - Semeai-vos para justiça, segai para beneficencia, e lavrai-vos campo de lavoura: visto que tempo he de buscar a Jehovah, ate que venha, e a justiça chova sobre vós.
13 - Lavrastes impiedade, segastes perversidade, e comestes o fruto de mentiras: porque confiaste em teu caminho, na multidão de teus fortes.
14 - Portanto entre teus povos se levantará grande tumulto, e todas tuas fortalezas serão destruidas, como Salmão destruio a Beth-Arbel no dia da guerra: a mai ali foi esmeuçada com os filhos.
15 - Assim Beth-El vos fez, por causa da malicia de vossa malicia: o rei de Israel na alva totalmente he desarraigado.