1 - E FALLOU Jehovah a Moyses no deserto de Sinai, no anno segundo de sua sahida da terra de Egypto, no mes primeiro, dizendo:

2 - Que os filhos de Israel celebrassem a Pascoa a seu tempo determinado.

3 - Aos catorze dias deste mes, entre as duas tardes a seu tempo determinado a celebrareis: segundo todos seus estatutos, e segundo todos seus direitos a celebrareis.

4 - Disse pois Moyses aos filhos de Israel, que celebrassem a Pascoa.

5 - Então celebrarão a Pascoa aos catorze dias do mes primeiro, entre as duas tardes no deserto de Sinai; con forme a tudo que Jehovah mandára a Moyses assim fizérão os filhos de Israel.

6 - E houve alguns que estavão immundos pelo corpo de hum homem morto; e no mesmo dia não podião celebrara Pascoa: pelo que se chegárão perante a face de Movses, e perante a face de Aaron aquelle mesmo dia.

7 - E aquelles homens disserão-lhe: immundos estamos pelo corpo de hum homem morto; porque seriamos impedidos de não offerecer a offerta de Jehovah a seu tempo determinado em meio dos filhos de Israel?

8 - E Moyses lhes disse: Esperai, e ouvirei o que Jehovah vos mandará.

9 - Então fallou Jehovah a Moyses, dizendo:

10 - Falia aos filhos de Israel, dizendo: quando alguem entre vosoutros ou entre vossas gerações for immundo por corpo morto, ou for em caminho longo; com tudo ainda celebrará a Pascoa a Jehovah.

11 - No mez segundo, aos catorze dias entre as duas tardes a celebrarão: com paens asmos e ervas amargas a comerão.

12 - Della nada deixarão até á manhá, e della não quebrarão osso algum: segundo todo estatuto da Pascoa a celebrarão.

13 - Porem quando hum varão for limpo, e não estiver no caminho, e deixar de celebrar a Pascoa, tal alma de seus povos será desarreigada: por quanto não offereceo a offerta de Jehovah a seu tempo determinado; o tal varão levará seu peccado.

14 - E quando hum estrangeiro peregrinar entre vós, e tambem celebrar a Pascoa a Jehovah; segundo o estatuto da Pascoa e segundo seu costume assim a celebrará: hum mesmo estatuto haverá para vós,assim para o estrangeiro, como para o natural da terra.

15 - E no dia de levantar o Tabernaculo, a nuvem cubrio o Tabernaculo sobre a Tenda do testimunho: e a tarde estava sobre o Tabernaculo como huma apparencia de fogo até á manhã.

16 - Assim era de continuo: a nuvem o cubria, e de noite havia apparencia de fogo.

17 - Mas segundo que a nuvem se alçava sobre a Tenda, assim os filhos de Israel após ella se partião: e no lugar aonde a nuvem parava, ali os filhos de Israel assentavão seu arraial.

18 - Segundo o dito de Jehovah Os filhos de Israel se partião, e segundo o dito de Jehovah assentavão o arraial; todos os dias em que a nuvem parava sobre o Tabernaculo, assentavão o arraial.

19 - E quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o Tabernaculo, então os filhos Israel tinhão cuidado da guarda de Jehovah, e não se partião.

20 - E era que, quando a nuvem poucos dias estava sobre o Tabernaculo, segundo o dito de Jehovah se alojavão, e segundo o dito de Jehovah se partião.

21 - Porem era que, quando a nuvem desda tarde até á manhã ficava ali, e a nuvem se alçava pela manhã, então se partião: quer de dia quer de noite alçando-se a nuvem, partião-se.

22 - Ou quando a nuvem sobre o Tabernaculo se detinha dous dias, ou hum mez, ou hum anno, ficando sobre elle; então os filhos de Israel se alojavão, e não se partião: e ella se alçando, partião-se.

23 - Segundo o dito de Jehovah so alojavão, e segundo o dito de Jehovah se partião: da guarda de Jehovah cuidado tinhão segundo o dito de Jehovah por mão de Moyses.