1 - E CORAH filho de Jizhar, filho de Cahath, filho de Levi, tomou com sigo a Dathan e a Abiram filhos de Eliab, e a On filho de Peleth, filhos de Ruben.

2 - E levantárão-se perante a face de Moyses com duzentos e cincoenta varões dos filhos de Israel, Maioraes da congregação, chamados do ajuntamento varões de nome.

3 - E se congregárão contra Moyses e contra Aaron, e lhes disserão: Ja demasiado he para vós; pois toda esta congregação, todos elles são santos, e Jehovah está em meio delles: porque pois vós levantais sobre a congregação de Jehovah?

4 - Como Moyses isto ouvio, se lançou sobre sua face.

5 - E fallou a Corah e a toda sua congregação, dizendo: amanhã pela manha Jehovah fará saber, quem seja seu e o santo, a quem fará chegar a si: e aquelle a quem escolher, fará chegar a si.

6 - Fazei isto: tomai vos encensarios Corah e toda sua congregação:

7 - E pondo fogo nelles a manhã sobre elles deitai perfume perante a face de Jehovah: e será que o varão a quem Jehovah escolher, este será o santo: já demasiado he para vós, filhos de Levi.

8 - Mais disse Moyses a Corah: ouvi agora filhos de Levi:

9 - Tampouco vos he, que o Deos de Israel vos separou da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, a administrar o ministerio do Tabernaculo de Jehovah, e estar perante a face da congregação, para ministrar lhes?

10 - E te fez chegar, e todos teus irmãos os filhos de Levi com tigo; ainda tambem procurais o sacerdocio?

11 - Pelo que tu e toda tua congregação, congregados estais contra Jehovah: porque Aaron que he, que murmurais contra elle?

12 - E Moyses enviou a chamar a Dathan e Abiram filhos de Eliab: porem elles disserão; não subiremos.

13 - Tampouco he, que nos fizeste subir de huma terra, que mana leite e mel, a matar-nos neste deserto? senão que tambem ensenhoreando-te ensenhoreas de nósoutros?

14 - Nem tampouco nos trouxeste a huma terra que mana leite e mel, nem nos deste campos e vinhas em herança: por ventura arrancarás os olhos a estes varões? não subiremos.

15 - Então Moyses se accendeo muito, e disse a Jehovah; não attentes para sua offerta; nem ainda hum asno tomei delles, nem a nenhum delles fiz mal.

16 - Disse mais Moyses a Corah: tu e toda tua congregação vos ponde perante a face de Jehovah, tu e elles com Aaron a manhã.

17 - E tomai cada hum seu encensario, e nelles ponde perfume; e trazei cada hum seu encensario perante a face de Jehovah, duzentos e cincoenta encensarios; tambem tu e Aaron, cada qual seu encensario.

18 - Tomárão pois cada qual seu encensario, e nelles poserão fogo, e nelles deitarão perfume; e se poserão perante a porta da Tenda do ajuntamento com Moyses e Aaron.

19 - E Corah fez ajuntar contra elles toda a congregação á porta da Tenda do ajuntamento: então a gloria de Jehovah appareceo a toda a congregação.

20 - E fallou Jehovah a Moyses e a Aaron, dizendo:

21 - Apartai-vos do meio desta congregação, e como em hum momento os consumirei.

22 - Mas elles se postrárão sobre suas faces, e disserão: ó Deos, Deos dos espírito toda carne: peccaria hum só varão, e indignarte has tu tanto contra toda esta congregação?

23 - E fallou Jehovah a Moyses, dizendo:

24 - Falia a toda esta congregação, dizendo: levantai-vos do redor da habitação de Corah, Dathan, e Abiram.

25 - Então Moyses se levantou, e se foi a Dathan e Abiram: e após elle forão-se os Anciãos de Israel.

26 - E fallou á congregação, dizendo: desviai-vos ora das tendas destes impios varões, e não toqueis a nada do que he seu; para que por ventura não pereçais em todos seus peccados.

27 - Levantárão-se pois do redor da habitação de Corah, Dathan, e Abiram: mas Dathan e Abiram sahirão, e se poserão á porta de suas tendas, juntamente com suas mulheres, e seus filhos, e suas crianças.

28 - Então disse Moyses: nisto conhecereis, que Jehovah me enviou a fazer todos estes feitos; que de meu coração não procedem.

29 - Se estes morrerem como morrem todos os homems, e se ferem visitados como se visitão todos os homens; então Jehovah me não enviou.

30 - Mas se Jehovah criar alguma cousa nova, e a terra abrir sua boca, e os tragar com tudo que he seu, e vivos descenderem ao inferno; então conhecereis que estes varões irritàrão a Jehovah.

31 - E aconteceo que, acabando elle de fallar todas estas palavras, a terra que estava debaixo delles, se fendeo.

32 - E a terra abrio sua boca, e os tragou com suas casas; como tambem a todos os homens que pertençião a Corah, e toda sua fazenda.

33 - E elles e tudo que era seu, descendérão vivos ao inferno; e a terra os cubrio, e perecerão do meio da congregação.

34 - E todo Israel que estava ao redor delles, fugirão do clamor delles; porque dizião: que por ventura a terra nos tambem não trage.

35 - Então sahio fogo de Jehovah, e consumio os duzentos e cincoenta varões, que offerecião o perfume.

36 - E fallou Jehovah a Moyses, dizendo:

37 - Dize a Eleazar filho de Aaron o sacerdote, que tome os encensarios do meio do incendio, e espalhe o fogo longe; porque santos são.

38 - Os encensarios d;aquelles que peccárão contra suas almas, para que delles se fação folhas estendidas para cuberta do Altar; porquanto os trouxerão perante a face de Jehovah; pelo que sanctos são, e serão por sinal a os filhos de Israel.

39 - E Eleazar o sacerdote tomou os encensarios de metal, que trouxerão os queimados, e os estendérão para cuberta do Altar.

40 - Por memorial para os filhos de Israel, que nenhum estranho que não for da semente de Aaron, se chegue para accender perfume perante a face de Jehovah; para que não seja como Corah e sua congregação, como Jehovah tinha dito a elle por boca de Moyses.

41 - Mas o dia seguinte toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moyses e contra Aaron, dizendo: Vosoutros matastes ao povo de Jehovah.

42 - E aconteceo que, ajuntando-se a congregação contra Moyses e Aaron, e virando-se para a Tenda do ajuntamento, eis que a nuvem a cubrio, e a gloria de Jehovah appareceo.

43 - Vierão pois Moyses e Aaron perante a Tenda do ajuntamento.

44 - Então fallou Jehovah a Moyses, dizendo:

45 - Levantai-vos do meio desta congregação, e a consumirei como em hum momento: então se postrárão sobre suas faces.

46 - E disse Moyses a Aaron: toma-o encensario, e põe nelle fogo do altar, e deita perfume sobre elle, e vai-te depressa á congregação, e faze propiciação por elles: porque grande indignação sahio de diante da face de Jehovah; ja a plaga começou.

47 - E tomou o Aaron como Moyses tinha fallado, e correo no meio da congregação, e eis que ja a plaga havia começado entre o povo; e deitou perfume nelle, e fez propiciação pelo povo.

48 - E estava em pé entre os mortos e entre os vivos; assim cessou a plaga.

49 - E os que morrerão d`aquella plaga, forão catorze mil e sete centos, de mais dos mortos pela causa de Corah.

50 - E Aaron tornou-se a Moyses á porta da Tenda do ajuntamento: e a plaga cessou.