1 - SUCCEDEO mais que, ouvindo Sa neballat e Tobias, e Gesem o Arabio, e os de mais nossos inimigos, que eu edificara o muro, e que rotura nenhuma se deixára nelle; ainda que até este tempo não puzéra as portas nas portadas:

2 - Saneballat e Gesem enviárão a dizer, vem, e congreguemos-nos juntamente nas aldeas, no valle de Ono: porem pensávão fazer-me mal.

3 - E enviei-lhes mensageiros a dizer, faço huma grande obra, assim que não poderei descender: porque cessaria esta obra, em quanto eu a deixasse, e fosse a ter comvosco?

4 - E da mesma maneira enviarão a mim quatro vezes: e da mesma maneira lhes respondi.

5 - Então Saneballat da mesma maneira áquin-ta vez me enviou seu moço: com huma carta aberta em sua mão.

6 - Em que estava escrito, entre as gentes se ouvio, e Gasmu diz; tu e os Judeos intentais rebellar-vos; pelo que edificas o muro: e tu lhes serás por Rei, segundo os negocios vão.

7 - E que puzeste Prophetas, para clamarem de ti em Jerusalem, dizendo: este he Rei em Juda; assim que el Rei o ouvira, segundo os negocios vão: vem pois agora e consultemos justamente.

8 - Porem eu enviei a dizer-lhe, de tudo o que dizes, cousa nenhuma succedeo: mas tu de teu coração as inventas.

9 - Porque todos nos procuravão atemorizar, dizendo, suas mãos se deixarão da obra, e não se effeituará: agora pois esforça minhas mãos.

10 - E entrando eu em casa de Semaias filho de Delaias, o filho de Mehetabeel, (que estava encerrado:) disse elle, vamos juntamente a a casa de Deos, ao meio do Templo, e fechemos as portas do Templo; porque virão a matar-te, si de noite virão a matar-te.

11 - Porem eu disse, hum varão como eu fugiria? e quem ha, como eu, que entre no Templo, e viva? Em maneira nenhuma entrarei.

12 - E attentei, e eis que Deos o não enviára: mas esta profecia fallou contra mim, porquanto Tobias e Saneballat o alugárão.

13 - Assim que o alugárão, para me atemorizar, e assim fazer, e peccar: para que tivessem alguma causa, com que me infamarem, e assim me affrontassem.

14 - Lembra-te, Deos meu, de Tobias e de Saneballat, conforme a estas suas obras: e tambem da Prophetissa Noadia, e dos de mais Prophetas, que procurárão atemorizar-me.

15 - Acabou-se pois o muro aos vinte e cinco de Elul: em cincoenta e dous dias.

16 - E foi que, ouvindo o todos nossos inimigos, temerão todas as gentes, que havia doredor de nós, e abatérão-se muito em seus olhos: porque advertirão, que nosso Deos fizéra esta obra.

17 - Tambem naquelles dias alguns nobres de Juda escreverão muitas cartas, que hião para Tobias: e que de Tobias vinhão para elles.

18 - Porque muitos em Juda se lhe ajuramentárão, porquanto genro era de Sechanias, filho de Arah: e seu filho Johanan tomara a filha de Mesullam, filho de Berechias.

19 - Tambem suas bondades contavão perante mim, e minhas palavras lhe levavão: portanto Tobias escrevia cartas, para me atemorizar.