1 - OUVI agora o que diz Jehovah: levanta-te, contende com os montes, e oução os outeiros tua voz.

2 - Ouvi vós montes a contenda de Jehovah, e vos fortes fundamentos da terra: porque Jehovah tem contenda com seu povo, e com Israel entrará em juizo.

3 - O povo meu, que te tenho feito? e com que te enfadei? testifica contra mim.

4 - Certamente te fiz subir da terra de Egypto, e te livrei da casa de servidão: e enviei diante de teu rosto a Moyses, Aaron e Miriam.

5 - Povo meu, ora lembra-te, que aconselhava Balak, rei de Moab, e que lhe respondeo Bileam, filho de Beor, desde Sittim até Gilgal; para que conheças as justiças de Jehovah.

6 - Com que cousa encontrarei a Jehovah, e me encorvarei perante o De os alto? encontra-lo-hei com holocaustos? com bezerros de hum anno?

7 - Jehovah teria agrado de milhares de carneiros? de dez mil de ribeiros de azeite? darei meu primogenito por minha prevaricação? o fruto de meu ventre pelo peccado de minha alma?

8 - Declarado te tem, ó homem, o que he bom: e que cousa Jehovah te pede a ti, senão fazer juizo. e amar beneficencia, e andar humildemente com teu Deos?

9 - A voz de Jehovah clama á cidade, (porque teu nome vê as cousas:) ouvi a vara, e a quem ordenou a ella.

10 - Não he ainda na casa de cada qual impio thesouros de impiedade? e Epha magrinha, o que he abominavel?

11 - Seria eu limpo com balanças falsas? e com algibeiras de pedras de peso enganoso?

12 - Porquanto seus ricos estão cheios de violencia, e seus moradores fallão mentiras; e sua lingua he enganosa em sua boca.

13 - Assim eu tambem te enfraquecerei, ferindo-te, e assolando-te por causa de teus peccados.

14 - Tu comerás, mas não te fartarás, e tua humilhação estará em meio de ti, e tu prenderás, mas não levarás, e o que tu levarás, entregarei á espada.

15 - Tu semearás, mas não segarás: pisarás oliveiras, mas não te untarás com oleo; e mosto, mas não beberás vinho.

16 - Porque os estatutos de Omri se guardão,e toda a obrada casa de Achab; e vos andais em seus conselhos: para que te ponha por assolação, e seus moradores por assovio: assim levareis o opprobrio de meu povo.