1 - ENTÃO os varões de Ephraim lhe disserão;que he isto que nos fizeste, de que não nos chamaste, quando foste a pelejar contra os Midianitas? e contendérão com elle fortemente.

2 - Porem elle lhes disse; que mais fiz eu agora, que vosoutros? não são porventura os rabiscos de Ephraim melhores, que a vendima de Abi-Ezer?

3 - Deos vos deu em vossa mão aos principes dos Midianitas, Oreb e Zeeb; que mais pude eu logo fazer, do que vosoutros! então sua sanha se abrandou para com elle, quando fallou esta palavra.

4 - E como Gideon veio ao Jordão, passou com os trezentos varões, que com elle estavão, ja cansados, porem em alcance do inimigo.

5 - E disse aos varões de Succoth; dai ora alguns pedaços de pão ao povo, que segue minhas pisadas: porque estão cansados, e eu vou em alcance de Zebah e Tsalmuna, reis dos Midianitas.

6 - Porem os Maioraes de Succoth disserão; está ja a palma da mão de Zebah e Tsalmuna em tua mão, para que demos pão a teu exercito?

7 - Então disse Gideon; pois, quando Jehovah der em minha mão a Zebah e a Tsalmuna, trilharei vossa carne com espinhos do deserto, e com abrolhos.

8 - E d`ali subio a os varões de Pnuel, e fallou-lhes da mesma maneira: e os varões de Pnuel lhe respondérão, como os varões de Succoth lhe havião respondido.

9 - Pelo que tambem fallou aos varões de Pnuel, dizendo: quando eu tornar com paz, derribarei esta torre.

10 - Estavão pois Zebah e Tsalmuna em Carcor, e seus exercitos com elles, perto de quinze mil homens, todos os de resto do exercito dos filhos do Oriente: e os delles cahidos, forão cento e vinte mil varões, que arrancavão da espada.

11 - E subio Gideon, caminho dos que habitão em tendas, ao Oriente de Nobah e Jogbeha: e ferio aquelle exercito, porquanto o exercito estava descuidado.

12 - E fugirão Zebah e Tsalmuna, porem elle foi em seu alcance: e tomou presos a ambos os reis dos Midianitas, a Zebah e a Tsalmuna, e espantou a todo o exercito.

13 - Tornando pois Gideon, filho de Joas da peleja, antes da nacença do sol:

14 - Tomou preso a hum rapaz dos varões de Succoth, e lhe fez perguntas: o qual lhe deu por escrito aos Maioraes de Succoth, e a seus Anciãos, setenta e sete varões.

15 - Então veio aos varões de Succoth, e disse; vedes aqui a Zebah e a Tsalmuna: dos quaes desprezivelmente me deitastes em rosto, dizendo; está ja a palma da mão de Zebah e Tsalmuna em tua mão, para que demos pão a teus varões ja cansados?

16 - E tomou aos Anciãos daquella cidade, e espinhos do deserto, e abrolhos: e o deu a entender aos varões de Succoth.

17 - E derribou a torre de Pnuel, e matou aos varões da cidade.

18 - Depois disse a Zebah e a Tsalmuna; que homens erão os que matastes em Thabor? e disserão; qual tu, taes erão elles, cada hum ao parecer, como filhos do rei.

19 - Então disse elle; meus irmãos erão filhos de minha mai: vive Jehovah, que se os deixareis em vida, não vos mataria eu.

20 - E disse a Jether, seu primogenito, levanta-te, mata-os: porem o mancebo não arrancou de sua espada, porque temia; porquanto ainda era mancebo.

21 - Então disserão Zebah e Tsalmuna; levanta-te tu, e acomete-nos; que qual o varão, tal sua valentia: levantou-se pois Gideon, e matou a Zebah e a Tsalmuna, e tomou as luetas, que estavão aos pescoços de seus camelos.

22 - Então os varões de Israel disserão a Gideon; domina sobre nós outros, assim tu, como teu filho, e o filho de teu filho: porquanto nos livraste da mão dos Midianitas.

23 - Porem Gideon lhes disse; sobre vós outros eu não dominarei, nem tam pouco meu filho sobre vós outros dominará: Jehovah sobre vosoutros dominará.

24 - Disse-lhes mais Gideon; huma petição vos farei; cada qual de vós me dê os pendentes de seu despojo: porque os Midianitas tinhão pendentes de ouro, porquanto erão Ismaelitas.

25 - E disserão elles; de boamente os daremos: e estenderão huma capa, e cada hum delles deitou ali hum pendente de seu despojo.

26 - E foi o peso dos pendentes de ouro, que pedio, mil e sete centos siclos de ouro, a fora as luetas, e as cadeas, e os vestidos de purpura, que trazião os reis dos Midianitas, e a fora os colares, que os camelos trazião ao pescoço.

27 - E fez Gideon delle hum Ephod, e pólo em sua cidade, em Ophra; e todo Israel fornicou ali após elle: e foi por tropeço a Gideon, e a sua casa.

28 - Assim forão os Midianitas abatidos diante da face dos filhos de Israel, e nunca mais levantarão sua cabeça: e sossegou a terra quarenta annos em os dias de Gideon.

29 - E foi Jerubbaal, filho de Joas, e habitou em sua casa.

30 - E teve Gideon setenta filhos, que procedérão de sua coixa: porquanto tinha muitas mulheres.

31 - E sua concubina, que estava em Sichem, lhe pario tambem hum filho: e poz-lhe por nome, Abimelech.

32 - E faleceo Gideon filho de Joas em boa velhice: e foi sepultado no sepulcro de seu pai Joas, em Ophra do Abi-Ezrita.

33 - E aconteceo que, como Gideon faleceo, os filhos de Israel se tornarão, e fornicarão após os Baalins: e poserão-se a Baal-Berith por Deos.

34 - E os filhos de Israel se não lembrárão de Jehovah seu Deos, que os livrara da mão de todos seus inimigos do redor.

35 - Nem usárão de beneficencia com a casa de Jerubbaal, a saber de Gideon: conforme a todo o bem, que elle usára com Israel.