1 - POREM os filhos de Israel fizerão o que parecia mal em olhos de Jehovah: e Jehovah os deu em mão dos Midianitas, por sete annos.

2 - E prevalecendo a mão dos Midianitas sobre Israel, fizerão os filhos de Israel para si, por causa dos Midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações.

3 - Porque succedia que, semeando Israel, subião os Midianitas, e os Amalekitas; e tambem os do Oriente contra elle subião.

4 - E punhão-se contra elles em campo, e destruhião a novidade da terra, ate chegarem a Gaza; e não deixavão mantimento em Israel, nem gado miudo. nem bois, nem asnos.

5 - Porque subião com seus gados e tendas; vinhão como gafanhotos em tanta multidão, que nem elles, nem seus camelos tinhão numero: e vinhão á terra, para a destruir.

6 - Assim Israel empobreceo muito pola presença dos Midianitas: então os filhos de Israel clamárão a Jehovah.

7 - E foi que, clamando os filhos de Israel a Jehovah por causa dos Midianitas.

8 - E Jehovah enviou hum varão Propheta aos filhos de Israel, que lhes disse: assim diz Jehovah, Deos de Israel; de Egypto eu vos fiz subir, e vos tirei da casa de servidão:

9 - E vos livrei da mão dos Egypcios, e da mão de todos quantos vos oprimião: e os expelli de diante de vossa face, e a vos dei sua terra:

10 - E vos disse: Eu sou Jehovah vosso Deos, não temais aos deoses dos Amoreos, em cuja terra habitais: mas não destes ouvidos a minha voz.

11 - Então o Anjo de Jehovah veio, e se assentou debaixo do carvalho, que está em Ophrá, e pertencia a Joas Abi-Ezrita: e Gideon seu filho estava malhando o trigo no lagar, para o escapar de diante dos Midianitas.

12 - Então o Anjo de Jehovah lhe appareceo, e disse-lhe: Jehovah he comtigo, valoroso Varão.

13 - Mas Gideon lhe respondeo: ah, Senhor meu, se Jehovah ne com nosco, porque tudo isto nos sobre-veio? e que he de todas suas maravilhas, que nossos pais nos contárão, dizendo; não nos fez Jehovah subir de Egypto? porem agora Jehovah nos desamparou, e nos deu em mão dos Midianitas.

14 - Então Jehovah olhou para elle, e disse; com esta tua força vai, e livrarás a Israel da mão dos Midianitas, porventura não te enviei eu?

15 - E elle lhe disse: ah.Senhormeu, com que livrarei a Israel? eis que meu milhar he o mais pobre em Manasse, e eu o menor em casa de meu pai.

16 - E Jehovah lhe disse, porquanto eu hei de ser comtigo, tu feriras aos Midianitas como a hum varão.

17 - E elle lhe disse; se agora tenho achado graça em teus olhos, dáme hum sinal, de que tu es o que comigo fallas.

18 - Rogo-te que daqui te não desvies, ate que eu venha a ti, e tire meu presente, e o ponha perante ti: e disse: eu esperarei, até que tornes.

19 - E entrou Gideon, e fez prestes hum cabrito das cabras, e bolos asmos de hum Epha de farinha; a carne pos em hum açafate, e o caldo pôs em huma panella: e trouxe-lh`oaté debaixo do carvalho, e lh`o apresentou.

20 - Porem o Anjo de Deos lhe disse: toma a carne e os bolos asmos, e os põe sobre esta penha, e verte o caldo: e assim o fez.

21 - E o Anjo de Jehovah estendeo a ponta do cajado, que estava em sua mão, e tocou a carne e os bolos asmos: então subio fogo da penha, e consumio a carne, e os bolos asmos; e o Anjo de Jehovah desapareceo a seus olhos.

22 - Então vio Gideon, que era o Anjo de Jehovah: e disse Gideon: ah; Senhor Jehovah, he porisso que eu vi ao Anjo de Jehovah de face a face!

23 - Porem Jehovah lhe disse; paz hajas, não temas: não morrerás.

24 - Então Gideon edificou ali hum altar a Jehovah, e lhe chamou, Jehovah he paz: e ainda até o dia de hoje está em Ophra dos Abi-Ezritas.

25 - E aconteceo naquella mesma noite, que Jehovah lhe disse; toma o touro dos bois de teu pai, a saber o segundo touro de sete annos: e derriba o altar de Baal, que he de teu pai; e corta o bosque, que está junto a elle.

26 - E edifica a Jehovah teu Deos hum altar no cume deste lugar forte, em hum lugar conveniente: e toma ao segundo tourou, e o offerecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque.

27 - Então Gideon tomou a dez varões de seus servos, e fez, como Jehovah lhe dissera: porem foi que temendo elle de o fazer de dia, em razão da casa de seu pai, e dos varões daquella cidade, o fez de noite.

28 - Levantando-se pois os varões daquella cidade de madrugada, eis o altar de Baal derribado, e o bosque que junto a elle estava, cortado: e o segundo touro offerecido no altar de novo edificado.

29 - E huns aos outros disserão; quem fez este feito? e esquadrinhando, e inquirindo-se-disse; Gideon o filho de Joas fez este feito.

30 - Então os varões daquella cidade disserão a Joas; tira fora a teu filho, para que morra: pois derribou ao altar de Baal, e cortou ao bosque, que estava junto a elle.

31 - Porem Joas disse a todos os que se poserão contra elle; contendereis vosoutros por Baal? livra-lo-heis vosoutros? qualquer que por elle contender, ainda esta manhã será morto: se Deos he, por si mesmo contenda; pois derribárão seu altar.

32 - Pelo que aquelle dia lhe chamarão Jerubbaal, dizendo: Baal contenda contra elle, pois derribou seu altar.

33 - E todos os Midianitas, e Amalekitas, e os filhos do Oriente se ajuntárão a huma: e passárão, e poserão seu campo no valle de Jizreêl.

34 - Então o Espirito de Jehovah revestio a Gideon: o qual tocou a bozina, e os Abi-Ezritas se convocárão após elle.

35 - E enviou mensageiros por todo Manasse, e elle tambem se convocou após elle: tambem enviou mensageiros a Aser, e a Zebulon, e a Naphtali, e sahirão lhe ao encontro.

36 - E disse Gideon a Deos: se has de livrar a Israel por minha mão, como tens dito:

37 - Eis que eu porei hum vello de lã na eira: se o orvalho estiver somente no vello, e a seca sobre toda a terra, então conhecerei que has de livrar a Israel por minha mão, como tens dito.

38 - E aconteceo assim; porque ao outro dia se levantou de madrugada, e apertou o vello: e do orvalho do vello espremeo huma taça chea de agua.

39 - E disse Gideon a Deos; tua ira não se encenda contra mim, se ainda fallar so esta vez: rogo-te que só esta vez faça a prova com o vello; rogo-te que só no vello esteja a seca, e em toda a terra esteja o orvalho.

40 - E Deos o fez assim aquella noite: pois a seca estava em só o vello, e em toda a terra estava o orvalho.