1 - POREM os filhos de Israel tomárãotornárão a fazer o que parecia mal em olhos de Jehovah, depois de Ehud falecer.

2 - E vendeo os Jehovah em mão de Jabin, rei de Canaan, que reinava em Hasor: e Sisera era a Cabeça de sua armada, o qual então habitava em Haroseth das gentes.

3 - Então os filhos de Israel clamárão a Jehovah,porquanto elle tinha nove centos carros ferrados, e oprimira aos filhos de Israel violentamente vinte annos.

4 - E Debora, mulher Prophetisa, mulher de Lappidoth, julgava a Israel naquelle tempo.

5 - E habitava debaixo da palma de Debora, entre Rama e Beth-El, nas montanhas de Ephraim: e os filhos de Israel subião a ella a juizo.

6 - E enviou, e chamou a Barak, filho de Abinoam de Kedes de Naphtali, e disse-lhe: porventura Jehovah Deos de Israel não mandou, que vas, e attraias gente ao monte de Thabor, e tomes comtigo dez mil varões dos filhos de Naphtali, e dos filhos de Zebulon?

7 - E attrahirei a ti ao ribeiro de Kison a Sisera, Cabeça da armada de Jabin, com seus carros, e com sua multidão: e o darei em tua mão?

8 - Então lhe disse Barak; se fores comigo, irei: porém se não fores comigo, não irei.

9 - E disse ella; bem irei comtigo, porém não será tua a honra pelo caminho que levas; pois em mão de huma mulher Jehovah venderá a Sisera: assim Debora se levantou, e se partio com Barak a Kedes.

10 - Então Barak convocou a Zebulon e a Naphtali em Kedes, e subio com dez mil homens após si: e Debora subio com elle.

11 - E Heber Keneo se apartava de Cain, dos filhos de Hobab, sogro de Moyses: e estendeo suas tenaas até o carvalho de Saanaim, que está junto a Kedes.

12 - E denunciárão a Sisera, que Barak filho de Abinoam subira ao monte de Thabor.

13 - E Sisera convocou a todos seus carros, a nove centos carros ferrados, e a todo o povo, que estava com elle: desde Haroseth das gentes, até o ribeiro de Kison.

14 - Então disse Debora a Barak: levanta-te; porque este he o dia, em que Jehovah tem dado a Sisera em tua mão; por ventura Jehovah não sahio diante de tua face? Barak pois descendeo do monte de Thabor, e dez mil homens após elle.

15 - E Jehovah desbaratou a Sisera, e a todos seus carros, e a todo seu exercito a fio da espada perante a face de Barak: e Sisera descendeo do carro, e acolheo-se a pé.

16 - E Barak os seguio após os carros, e após o exercito, até Haroseth das gentes: e todo o exercito de Sisera cahio a fio da espada, até nem ainda hum ficar.

17 - Porem Sisera se acolheo a pé á tenda de Jael, mulher de Heber Keneo: por quanto havia paz entre Jabin rei de Hazor, e a casa de Heber Keneo.

18 - E Jael sahio ao encontro a Sisera, e disse-lhe: retira-te, Senhor meu, retira-te a mim; não temas: e retirouse a ella á tenda, e cubrio o com huma cuberta.

19 - Então elle lhe disse: dame ora huma pouca de agua que beber; porque tenho sede: então ella abrio hum odre de leite, e deu-lhe de beber, e cubrio-o.

20 - E elle disse a ella; põe-te á porta da tenda: e sendo que algum vier, e te perguntar, e disser; ha aqui alguem? responde tu então, não.

21 - Então Jael mulher de Heber tomou huma estaca da tenda, e lançou mão de hum martelo, e foi-se mansamente a elle, e me-teo-lhe a estaca pela fonte da cabeça, e encravou a com a terra: elle porém carregado de hum profundo sono, e ja cansado, assim morreo.

22 - E eis que, seguindo Barak a Sisera, Jael lhe sahio ao encontro, e disse-lhe; vem e mostrar-te-hei ao varão, que buscas: e veio a ella, e eis que Sisera jazia morto, e a estaca na fonte de sua cabeça.

23 - Assim Deos aquelle dia sujeitou a Jabin rei de Canaan, perante a face dos filhos de Israel.

24 - E foi a mão dos filhos de Israel proseguindo e endurecendo-se sobre Jabin rei de Canaan: até que desarreigárão a Jabin rei de Canaan.