1 - ESTAS pois são as gentes, que Jehovah deixou ficar, para por ellas attentar a Israel: a saber a todos os que não sabião de todas as guerras de Canaan.

2 - Tam somente para que as gerações dos filhos de Israel dellas soubessem, (para lhes ensinar a guerra:) pelo menos os que dantes não sabião dellas.

3 - Cinco principes dos Philisteos, e todos os Cananeos, e Sidonios, e Heveos, que habitavão nas montanhas do Libano: desdo monte de Baal-Hermon, até a entrada de Hamath.

4 - Estes pois ficárão, para por elles attentar a Israel: para saber, se darião ouvidos aos mandamentos de Jehovah, que tinha mandado a seus pais, pelo ministerio de Moyses.

5 - Habitando pois os filhos de Israel em meio dos Cananeos, dos Hetheos, e Amoreos, e Pherezeos, e Heveos, e Jebuseos:

6 - Tomárão de suas filhas para si por mulhéres, e dérão suas filhas a seus filhos; e servirão a seus deoses.

7 - E os filhos de Israel fizerão-o que parecia mal em olhos de Jehovah, e esquecérão-se de Jehovah seu Deos: e servirão aos Baalins, e aos Bosques.

8 - Então a ira de Jehovah se encendeo contra Israel, e vendeo os em mão de Cusan-Risathaim, rei de Mesopotamia: e os filhos de Israel servirão a Cusan-Risathaim oito annos.

9 - E os filhos de Israel clamarão a Jehovah, e Jehovah despertou aos filhos de Israel hum libertador, e os libertou: a Othniel, filho de Kenaz, irmão de Caleb, menor que elle.

10 - E o Espirito de Jehovah foi sobre elle, e julgou a Israel, e sahio á peleja; e Jehovah deu em sua mão a Cusan-Risathaim, rei de Syria: e sua mão prevaleceo contra Cusan-Risathaim.

11 - Então a terra sossegou quarenta annos: e Othniel, filho de Kenaz faleceo.

12 - Porèm os filhos de Israel tornárão a fazer o que parecia mal em olhos de Jehovah: então Jehovah esforçou a Eglon, rei dos Moabitas contra Israel; porquanto fizerão o que parecia mal em olhos de Jehovah.

13 - E ajuntou comsigo aos filhos de Ammon, e aos Amalekitas, e foi, e ferio a Israel, e tomárão a cidade das palmas em possessão.

14 - E os filhos de Israel servirão a Eglon, rei dos Moabitas, dezeoito annos.

15 - Então os filhos de Israel clamárão a Jehovah, e Jehovah lhes despertou hum libertador, a Ehud, filho de Gera, filho de Jemini, varão esquerdo: e os filhos de Israel enviárão por sua mão hum presente a Eglon, rei dos Moabitas.

16 - E Ehud se fez huma espada de dous fios, de longura de hum covado: e cingio-a por debaixo de seus vestidos, á sua coixa direita.

17 - E levou aquelle presente a Eglon, rei dos Moabitas, e era Eglon homem mui gordo.

18 - E foi que, acabando de entregar o presente, despedio a gente, que trouxera o presente.

19 - Porem tornou-se desdas imagens de vulto, que estão junto a Gilgal, e disse: tenho huma palavra secreta para ti, ó rei: o qual disse, calla; e todos quantos lhe assistião, sahírão-se de diante delle.

20 - E Ehud entrou a elle, a hum ce naculo fresco, que para si só tinha, aonde estava assentado: e disse Ehud; tenho palavra de Deos para ti: e levantou-se da cadeira.

21 - Então Ehud estendeo sua mão esquerda, e lançou mão da espada a sua coixa direita: e metteo-lh`a pela barriga.

22 - De tal maneira que entrou até a empunhadura após a folha, e a gordura apertou a folha; (porque não tirou a espada de sua barriga:) e o esterco se lhe sahia.

23 - Então Ehud se sahio á sala, e cerrou após si as portas do cenaculo, e as fechou.

24 - E sahindo elle, vierão seus servos, e virão, e eis que as portas do cenaculo estavão fechadas: e disserão; sem duvida cubre seus pés na recamara do cenaculo fresco.

25 - E esperando até se envergonharem, eis que nem ainda abria as portas do cenàculo: então tomárão a chave, e abrirão, e eis seu Senhor cahido morto em terra.

26 - E Ehud se escapou, em quanto elles se detivérão: porque elle passou pelas imagens de vulto, e se escapou em Seirath.

27 - E foi que, entrando elle, tocou a bozina nas montanhas de Ephraim: e os filhos de Israel descendérão com elle das montanhas, e elle diante da sua face.

28 - E disse-lhes: segui-me; porque Jehovah Vos tem dado a vossos inimigos os Moabitas em vossa mão: e descendérão após elle, e tomarão os vaos do Jordão a Moab, e a ninguem deixárão passar.

29 - E naquelle tempo ferirão dos Moabitas quasi a dez mil homens, todos corpulentos, e todos valorosos varões: o nenhum varão escapou.

30 - Assim Moab naquelle dia foi sojugado debaixo da mão de Israel: e a terra sossegou oitenta annos.

31 - Depois delle foi Samgar, filho de Anath, que ferio seiscentos homens dos Philisteos com huma aguilhada de bois: e tambem elle libertou a Israel.