1 - ENTÃO todos os filhos de Israel sahírão, e a congregação se ajuntou, como se fora hum só varão, desde Dan até Berseba, como tambem a terra de Gilead, a Jehovah em Mispa.

2 - E dos cantos de todo o povo se apresentárão de todas as tribus de Israel na congregacão do povo de Deos, quatro centos mil homens de pé, que arrancavão de espada.

3 - (Ouvirão pois os filhos de Benjamin, que os filhos de Israel havião subido a Mizpa:) e disserão os filhos de Israel; fallai, como succedeo esta maldade?

4 - Então respondeo o varão Levita, marido da mulher que fora morta, e disse: cheguei com minha concubina a Gibea cidade de Benjamin, a passar a noite.

5 - E os cidadãos de Gibea se levantárão contra mim; e cercárão a casa contra mim de noite: intentárão matar-me, violárão minha concubina, demaneira que veio a morrer.

6 - Então peguei de minha concubina, e a fiz em pedaços, e a enviei em toda a terra da herança de Israel: porquanto fizérão tal maleficio e desatino em Israel.

7 - Eis que todos sois filhos de Israel: aqui vos dai palavra e conselho.

8 - Então todo o povo se levantou, como hum só homem, dizendo: nenhum de nos irá a sua tenda, nem nenhum de nos se retirará a sua casa.

9 - Porem isto he o que faremos a Gibea: procederemos contra ella por sorte.

10 - E tomaremos dez homens de cem de todas as tribus de Israel, e cem de mil, e mil de dez mil, para tomarem bastimento para o povo: para que, vindo elles a Gibea de Benjamin, lhe fação conforme a todo o desatino, que tem feito em Israel.

11 - Assim todos os varões de Israel se ajuntárão a esta cidade, alliados, como hum só varão.

12 - E as tribus de Israel enviárão varões por toda a tribu de Benjamin, dizendo: que maldade he esta, que se fez entre vosoutros?

13 - Dai-nos pois agora aquelles varões, filhos de Belial, que estão em Gibea, para que os matemos, e tiremos o mal de Israel: porem os filhos de Benjamin não quizerão ouvir a voz de seus irmãos, os filhos de Israel.

14 - Antes os filhos de Benjamin se ajuntárão das cidades em Gibea, para sahirem a pelejar contra os filhos de Israel.

15 - E contárão-se naquelle dia os filhos de Benjamin, das cidades, vinte e seis mil varões, que arrancavão da espada, a fora os moradores de Gibea, de que se contárão sete centos varões escolhidos.

16 - Entre todo este povo havia sete centos varões escolhidos, esquerdos, os quaes todos tiravão com a funda huma pedra a hum cabello, e não erravão.

17 - E contárão-se dos varões de Israel, a fora os de Benjamin, quatro centos mil varões, que arrancavão da espada, e todos estes homens de guerra.

18 - E levantárão-se os filhos de Israel, e subirão a Beth-El, e perguntárão a Deos, e disserão, quem dentre nôs outros subirá o primeiro a pelejar contra Benjamin? e disse Jehovah, Juda subirá o primeiro.

19 - Levantárão-se pois os filhos de Israel pela manhã, e posérão-se em campo contra Gibea.

20 - E os varões de Israel sahírão á peleja contra Benjamin: e ordenarão os varões de Israel contra elles a peleja junto a Gibea.

21 - Então os filhos de Benjamin sahirão de Gibea, e derribarão em terra naquelle dia vinte e dous mil varões de Israel.

22 - Porem o povo dos varões de Israel se esforçou: e tornarão a ordenar a peleja, no lugar em que o dia d`antes a ordenárão.

23 - E subirão os filhos de Israel, e chorárão perante a face de Jehovah até a tarde, e perguntárão a Jehovah, dizendo: tornar-me-hei a chegar á peleja contra os filhos de Benjamin, meu irmão? e disse Jehovah, subi contra elle.

24 - Chegárão-se pois os filhos de Israel aos filhos de Benjamin, o dia seguinte.

25 - Tambem os de Benjamin, o dia seguinte lhes sahirão ao encontro de Gibea, e derribarão ainda em terra mais dezoito mil varões: todos dos que arranca vão da espada.

26 - Então todos os filhos de Israel, e todo o povo subirão, e viérão a Beth-El, e chorarão, e estivérão ali perante a face de Jehovah, e jejumárão aquelle dia até a tarde: e offerecérão holocaustos e offertas gratificas perante a face de Jehovah.

27 - E os filhos de Israel perguntárão a Jehovah: (porquanto a Arca do concerto de Deos estava ali naquelles dias.

28 - E Pinehas filho de Eleazar, o filho de Aaron, estava perante sua face naquelles dias;) dizendo; sahirei ainda mais a pelejar contra os filhos de Benjamin, meu irmão, ou pararei? e disse Jehovah, subi, que a manhã o darei em tua mão.

29 - Então Israel pôs emboscadas a Gibea do redor.

30 - E subirão os filhos de Israel ao terceiro dia contra os filhos de Benjamin: e ordenarão a peleja junto a Gibea, como as outras vezes.

31 - Então os filhos de Benjamin sahirão ao encontro ao povo, e desviãrão-se da cidade: e começárão a ferir alguns do povo, e a atravessar, como as outras vezes pelos caminhos, (hum dos quaes sube para Beth-El, e o outro para Gibea pelo campo;) quasi trinta dos varões de Israel.

32 - Então os filhos de Benjamin dissérão, vão feridos diante de nós como d`antes: porem os filhos de Israel dissérão: fujamos, e desviemos os da cidade aos caminhos.

33 - Então todos os varões de Israel se levantarão de seu lugar, e ordenárão a peleja em Baal-Thamar: e a emboscada de Israel sahira de seu lugar, depois do despejo de Gibea.

34 - E dez md varões escolhidos de todo Israel viérão de em fronte de Gibea, e a peleja se engraveceo: porem elles não sabião, que o mal lhes tocaria.

35 - Então ferio Jehovah a Benjamin diante de Israel; e desfizerão os filhos de Israel naquelle dia vinte e cinco mil e cem varões de Benjamin: todos dos que arrancavão espada.

36 - E virão os filhos de Benjamin, que esta vão feridos: porque os varões de Israel dérão lugar aos Benjamitas; porquanto estavão confiados na emboscada, que havião posto contra Gibea.

37 - E a emboscada se apresurára, e acomettéra a Gibea: e a emboscada arremetera contra ella, e ferira á fio da espada a toda a cidade.

38 - E os varões de Israel tinhão hum tempo determinado com a emboscada: quando fizessem levantar da cidade grande altura de fumo.

39 - Virarão pois os varões de Israel na peleja as costas: e ja Benjamin começára a ferir dos varões de Israel quasi trinta varões, e a atravessar; porque dizião, ja infallivelmente estão feridos diante de nós, como na peleja passada.

40 - Então a altura de fumo se começou a levantar da cidade, como huma columna de fumo: e virando-se Benjamin a olhar para tras de si, eis que o fogo da cidade subia ao ceo.

41 - E os varões de Israel virárão os rostos, e os varões de Benjamin pasmárão: porque virão, que o mal lhes tocaria.

42 - E virárão as costas diante dos varões de Israel, para o caminho do deserto; porem a peleja os apertou: e os das cidades os desfizerão em meio delles.

43 - E cercárão a Benjamin, e o seguirão, e á vontade o pisárão: até diante de Gibea, ao nascente do sol.

44 - E cahirão de Benjamin dezoito mil varões: todos estes varões valentes.

45 - Então virarão as costas, e fugirão ao deserto á penha de Rimmon; fizérão ainda delles huma rebusca pelos caminhos, de cinco mil homens: e de perto os seguirão até Gideom, e ferirão delles dous mil varões.

46 - E furão todos os que de Benjamin naquelle dia cahirão, vinte e cinco mil varões, que arrancavão da espada: todos estes varões valentes.

47 - Porem seis centos varões virárão as costas, e se acolherão ao deserto á penha de Rimmon: e ficárão se na penha de Rimmon quatro meses.

48 - E os varões de Israel se tornárão aos filhos de Benjamin, e os ferirão a fio da espada, assim aos homens da cidade, como aos animaes, até tudo quanto se achava: como tambem a todas cidades quantas se achárão, poserão a fogo.