1 - E DESCENDEO Samson a Thimnatha: e vendo em Thimnatha a troma mulher das filhas dos Philisteos.

2 - Subio, e o declarou a seu pai, e a sua mai, e disse; vi huma mulher em Thimnatha das filhas dos Philisteos: agora pois, m`a tomai por mulher.

3 - Porem seu pai e sua mai lhe disserão: não ha porventura mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo meu povo, para que te vas a tomar mulher dos Philisteos, aquelles incircuncisos? e disse Samson a seu pai; toma-me esta; porque ella agrada a meus olhos.

4 - Mas seu pai e sua mai não sabião, que isto vinha de Jehovah; pois buscava occasião dos Philisteos: porquanto naquelle tempo os Philisteos dominavão sobre Israel.

5 - Descendeo pois Samson com seu pai e com sua mai a Thimnatha: e chegando ás vinhas de Thimnatha, eis que hum filho de leão bramando lhe sahio ao encontro.

6 - Então o Espirito de Jehovah o envestio tam possantemente, que o fendeo d`alt`abaixo, como quem fende hum cabrito, sem ter nada em sua mao: porem nem a seu pai nem a sua mai deu a entender o que fizerá.

7 - E descendeo, e fallou á aquella mulher: e agradou aos olhos de Samson.

8 - E depois de alguns dias tornou para a tomar: e desviando-se a ver o corpo do leão morto, eis que no corpo do leão havia hum exame de abelhas com mel.

9 - E tomou-o em suas mãos, e foi-se andando e comendo delle; e foi-se a seu pai e a sua mai, e deu-Ihes delle, e comérão: porem não lhes deu a entender, que tomára o mel do corpo do leão.

10 - Descendendo pois seu pai a aquella mulher, celebrou Samson ali suas bodas; porquanto assim sahião fazer os mancebos.

11 - E foi que em o vendo, tomarão trinta companheiros, que estivessem com elle.

12 - Disse-lhes pois Samson: vos darei huma adevinhação a adevinhar: e se nos sete dias das bodas m`a declarardes e achardes, vos darei trinta lenções, e trinta mudas de vestidos.

13 - E se m`a não poderdes declarar, vós me dareis a mim os trinta lenções, e as trinta mudas de vestidos: e elles lhe disserão: dá-nos tua adevinhação a adevinhar, e a ouçamos.

14 - Então lhes disse: comer sahio do comente, e doçura sahio do forte: e em tres dias não podérão declarar a adevinhação.

15 - E foi que ao setimo dia disserão á mulher de Samson: persuade a teu marido, que nos declare a adevinhação, para que por ventura nãoqueimemos a fogo a ti, e a casa de teu pai: chamastes-nos vosoutros para possuir o nosso? não he assim?

16 - E a mulher de Samson chorou perante elle, e disse; tam somente me aborreces, e não me amas; pois déste aos filhos de meu povo adevinhação a adevinhar, e ainda m`a não declaraste: e elle lhe disse; eis que nem a meu pai nem a minha mai a declarei, e a ti t`a declararia?

17 - E chorou perante elle ao setimo dia, em que celebravão as bodas; foi pois que ao setimo dia lh`a declarou, porquanto o importunava; então declarou a adevinhação aos filhos de seu pove.

18 - Disserão-lhe pois os varões daquella cidade, ao setimo dia, antes que o sol se posesse; que cousa he mais doce que mel? e que he mais forte que o leão? e elle lhes disse; se não lavrareis com minha novilha, nunca achareis minha adevinhação.

19 - Então o Espirito de Jehovah tam possantemente o investio, que veio aos Ascalonitas, e matou delles trinta varões, e tomou seus vestidos, e deu as mudas de vestidos aos que declararão a adevinhação: porem encendeo se sua ira, e subio a casa de seu pai.

20 - E a mulher de Samson foi de seu companheiro, que o acompanhava.