1 - JERICHO porém se cerrou, e estava cerrada perante a face dos filhos de Israel: ninguem sahia, nem entrava.

2 - Então disse Jehovah a Josua; olha, tenho dado em tua mão a Jericho, e a seu rei: com seus valentes e valorosos.

3 - Vós pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando a cidade humavez: assim fareis por seis dias.

4 - E sete sacerdotes levárão sete bozinas de carneiros diante da Arca, e ao setimo dia rodeareis a cidade sete vezes: e os sacerdotes tocarão as bozinas.

5 - E será que, tocando-se longamente a bozina de carneiro, ouvindo vosoutros o soido da bozina, todo o povo jubilará gritando com grande jubilo: e o muro da cidade cahirá de baixo de si, e o povo subirá nelle, cada qual em direito de si.

6 - Então chamou Josua filho de Nun aos sacerdotes, e disse-lhes: levai a Arca do concerto; e sete sacerdotes levem sete bozinas de carneiros, diante da Arca de Jehovah.

7 - E disse ao povo: passai e rodeai a cidade: e quem estiver armado, passe diante da Arca de Jehovah.

8 - E foi como Josua dissera ao povo, que forão os sete sacerdotes, levando as sete bozinas de carneiros diante da face de Jehovah, e passárão, e tocarão as bozinas: e a Arca do concerto de Jehovah os seguia.

9 - E os armados hião diante da face dos sacerdotes, que tocavão os bozinas: e a retaguarda seguia apos a Arca, andando e tocando-se as bozinas.

10 - Porem ao povo Josua tinha mandado, dizendo: não jubilareis, nem fareis ouvir vossa voz, nem sahirá palavra alguma de vossa boca: até o dia, que vos digo; Jubilai; então jubilareis.

11 - E fez rodear a Arca de Jehovah ao redor da cidade, cercando-a huma vez: e vierão ao arraial, e passarão a noite no arraial.

12 - Depois Josua se levantou de madrugada, e os sacerdotes levarão a Arca de Jehovah.

13 - E os sete sacerdotes, que levavão as sete bozinas de carneiros diante da Arca de Jehovah, hião andando, e tocavão as bozinas: e os armados hião diante de sua face, e a retaguarda seguia após a Arca de Jehovah, andando e tocando-se as bozinas.

14 - Assim rodearão outra vez a cidade o dia segundo, e tornárão-se ao arraial: assim fizerão por seis dias.

15 - E foi que ao setimo dia madrugárão ao subir da alva, e da mesma maneira rodearão a cidade sete vezes: aquelle dia somente rodeárão a cidade sete vezes.

16 - E succedeo que, tocando os sacerdotes a setima vez as bozinas, disse Josua ao povo, Jubilai; que Jehovah vos tem dado a cidade.

17 - Porem a cidade será posta em interdito a Jehovah, ella e tudo quanto houver nella: somente a solteira Rachab viverá, ella e todos os que com ella estiverem em casa; porquanto escondeo os mensageiros, que enviámos.

18 - Tam somente vos guardai do interdito, para que vos não mettais em interdito, tomando do interdito, e não ponhais em interdito ao arraial de Israel, nem o turbeis.

19 - Porem toda a prata, e o ouro, e vasos de metal e de ferro, consagrados serão a Jehovah: irão ao thesouro de Jehovah.

20 - Jubilou pois o povo, tocando elles as bozinas: e succedeo que, ouvindo o povo o soido da bozina, jubilou o povo com grande jubilo; e o muro cahio debaixo de si, e o povo subio á cidade cada qual em direito de si, e tomarão a cidade.

21 - E tudo quanto na cidade havia, poserão em interdito a fio da espada, desdo homem até á mulher, desdo menino até o velho, e até o boi, e gado muido, e o asno.

22 - Porem Josua disse aos dous varões, que havião espiado a terra; entrai na casa da mulher solteira: e tirai de lá a esta mulher com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado.

23 - Então entrárão os mancebos espias, e tirárão a Rachab, e a seu pai, e a sua mai, e a seus irmãos,e a tudo quanto tinha; tirárão tambem a todas suas familias: e puzérão-os fora do arraial de Israel.

24 - Porem a cidade, e tudo quanto havia nella, queimarão o fogo: tam somente a prata e o ouro, com os vasos de metal e de ferro derão para o thesouro da casa de Jehovah.

25 - Assim deu Josua vida á solteira Rachab, e á familia de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou em meio de Israel até o dia de hoje: porquanto escondéra os mensageiros, que Jo sua enviára a espiar a Jericho.

26 - E naquelle mesmo tempo Josua os esconjurou, dizendo: maldito diante da face de Jehovah seja o varão, que se levantar, e edificar esta cidade de Jericho; em seu primogenito a funde, e ponha suas portas em seu menor.

27 - Assim era Jehovah com Josua: e sua fama corria por toda a terra.