1 - E FOI que, ouvindo Adoni Zedek, rei de Jerusalem, que Josua tomara a Ai, e a posem em interdito; e fizéra a Ai e a seu rei, como tinha feito a Jericho e a seu rei: e que os moradores de Gibeon fizerão paz com os Israelitas, e estavão em meio delles:

2 - Temérão muito em grande maneira; porque a grande cidade de Gibeon era como huma das cidades reaes: e ainda maior que Ai, e todos seus varões valentes.

3 - Pelo que Adoni Zedek rei de Jerusalem enviou a Hoham rei de Hebron, e a Piream rei de Jarmuth, e a Japhiã rei de Lachis, e a Debir rei de Eglon, dizendo:

4 - Subi a mim, e ajudai-me, e firamos a Gibeon: por quanto fez paz com Josua, e com os filhos de Israel.

5 - Então-se ajuntárão, e subirão cinco reis dos Amoreos, o rei de Jerusalem, o rei de Hebron, o rei de Jarmuth, o rei de Lachis, o rei de Eglon, elles e todos seus exercitos: e sitiárão a Gibeon, e pelejárão contra ella.

6 - Enviàrão pois os varões de Gibeon a Josua ao arraial a Gilgal, dizendo: não retires tuas mãos de teus servos: sube apresuradamente a nosoutros, e livra-nos, e ajuda-nos; porquanto todos os reis dos Amoreos, que habitão na montanhã, se ajuntárão contra nós.

7 - Então subio Josua de Gilgal, elle e toda a gente de guerra com elle, e todos os valentes e valerosos.

8 - Porque Jehovah dissera a Josua: não os temas; porque os tenho dado em tuas mãos: nenhum delles parará diante de ti.

9 - E veio Josua apresuradamente a elles: toda a noite veio subindo desde Gilgal.

10 - E Jehovah os conturbou diante de Israel, e lerio-os de grande ferida em Gibeon: e seguio-os pelo caminho, que sube a Bethhoron, e ferio-os até Azeka e Makeda.

11 - E succedeo que, fugindo elles diante da face de Israel, á decida de Bethhoron, Jehovah lançou sobre elles do ceo grandes pedras até Azeka, e morrérão: muitos mais forão os que morrérão das pedras da saraiva, do que os filhos de Israel matárão á espada.

12 - Então Josua fallou a Jehovah, o dia que Jehovah deu os Amoreos em mãos dos filhos de Israel; e disse perante os olhos dos Israelitas: sol, detem-te em Gibeon, e tu lua, no valle de Ajalon.

13 - E o sol se deteve, e a lua se parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro do Recto? o sol pois se deteve no meio do ceo, e não se apresurou a pôrse, quasi hum dia inteiro.

14 - E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois delle, ouvindo Jehovah assim a voz de hum homem: porque Jehovah pelejava por Israel.

15 - E tornou-se Josua, e todo Israel com elle, ao arraial a Gilgal.

16 - Porem aquelles cinco reis fugírão, e se escondérão na cova de Makeda.

17 - E foi denunciado a Josua, dizendo: Achados são os cinco reis, escondidos na cova em Makeda.

18 - Disse pois Josua; arrojai grandes pedras á boca da cova: e ponde a ella varões, que os guardem.

19 - Porèm vós não vos detenhais, segui a vossos inimigos, e feri-os no rabo: não os deixeis entrar em suas cidades, porque Jehovah Vosso Deos ja vo-los deu em vossa mão.

20 - E foi que, acabando Josua e os filhos de Israel, de os ferir a grande ferida até consumilos; e que os que ficárão delles, se retirárão as cidades fortes.

21 - Todo o povo se tornou a Josua ao arraial em Makeda em paz: não havendo ninguem que movesse sua lingua contra os filhos de Israel.

22 - Depois disse Josua; abri a boca da cova, e trazei-me aquelles cinco reis fora da cova.

23 - Fizerão pois assim, e trouxerão-lhe aquelles cinco reis fora da cova: o rei de Jerusalem, o rei de Hebron, o rei de Jarmuth, o rei de Lachis, e o rei de Eglon.

24 - E foi que, trazendo aquelles reis a Josua, Josua chamou a todos os varões de Israel, e disse aos maioraes da gente de guerra, que com elle forão; chegai, ponde vossos pés sobre os pescoços destes reis: e chegarão, e puzerão seus pés sobre seus pescoços.

25 - Então Josua lhes disse; não temais, nem vos espanteis: esforçai-vos, e animai-vos; porque assim fará Jehovah a todos vossos inimigos, contra os quaes pelejardes.

26 - E depois d`isto Josua os ferio, e os matou, e os enforcou em cinco madeiros: e ficarão enforcados nos madeiros até a tarde.

27 - E foi que ao tempo do pôr do sol, mandou Josua, que os tirassem dos madeiros; e lançárão-os na cova, aonde se esconderão: e poserão grandes pedras á boca da cova, que ainda ali estão até o mesmo dia de hoje.

28 - E naquelle mesmo dia tomou Josua a Makeda, e ferio-a a fio da espada, e poz em interdito a seu rei, a elles, e a toda alma, que nella havia, nada deixou de resto: e fez ao rei de Makeda, como fizera ao rei de Jericho.

29 - Então Josua e todo Israel com elle passou de Makeda a Libna, e pelejou contra Libna.

30 - E tambem Jehovah a deu em mão de Israel, a ella e a seu rei, e a ferio a fio da espada, a ella e a toda alma, que nella havia, nada deixou de resto: e fez a seu rei, como fizera ao rei de Jericho.

31 - Então Josua e todo Israel com elle passou de Libna a Lachis: e a sitiou, e pelejou contra ella.

32 - E Jehovah deu a Lachis em mão de Israel, e tomou-a o dia seguinte, e a ferio a fio da espada, a ella e a toda alma, que nella havia: conforme a tudo o que fizera a Libna.

33 - Então Horam rei de Gezer, subio a ajudar a Lachis: porém Josua o ferio, a elle e a seu povo, até que nenhum lhe deixou de resto.

34 - E Josua, e todo Israel com elle passou de Lachis a Eglon: e a sitiárão, e pelejárão contra ella.

35 - E no mesmo dia a tomarão, e a ferirão a fio da espada; e a toda alma, que nella havia, pôs em interdito no mesmo dia: conforme a tudo o que fizera a Lachis.

36 - Depois Josua e todo Israel com elle subio de Eglon a Hebron: e pelejárão contra ella.

37 - E tomárão-a, e a ferirão-a fio da espada, assim a seu rei, como a todas suas cidades; e a toda alma, que nellas havia, a ninguem deixou com vida, conforme a tudo o que fizera a Eglon: e a pós em interdito a ella, e a toda alma, que nella havia.

38 - Então Josua e todo Israel com elle tornou a Debir: e pelejou contra ella.

39 - E tomou-a com seu rei, e a todas suas cidades, e as ferírão-a fio da espada, e a toda alma que nellas havia, poserão em interdito, nada deixou de resto: como fizera a Hebron, assim fez a Debir e a seu rei, e como fizera a Libna e a seu rei.

40 - Assim ferio Josua toda aquella terra, as montanhas, o sul, e as prainuras, e as decidas das aguas, e a todos seus reis, nada deixou de resto: até tudo que tinha folgo, poz em interdito, como mandára Jehovah O Deos de Israel.

41 - E Josua os ferio desde Cades-Barnea, e até Gaza: como tambem toda a terra de Gosen, e até Gibeon.

42 - E de huma vez tomou Josua todos estes reis, e suas terras: porquanto Jehovah O Deos de Israel pelejava por Israel.

43 - Então Josua e todo Israel com elle se tornou ao arraial em Gilgal.