1 - DISCORREI pelas ruas de Jerusalém, e olhai agora, e informaivos, e buscai em suas praças; a ver se achais alguem, ou se ha algum, que faça juizo, ou busque verdade: e eu lhe perdoarei.

2 - E ainda que digão, vive Jehovah: com tudo falsamente jurão.

3 - Ah Jehovah, porventura teus olhos não attentão para a verdade? feristeos, e não lhes doeu: consumiste-os, e não quizérão receber castigo: endurecérão suas faces mais que rocha; não se quizérão converter.

4 - Eu porem disse, deveras pobres são estes: andão aloucados; pois não sabem o caminho de Jehovah, o juizo de seu Deos.

5 - Irei aos grandes, e fallarei com elles; porque elles sabem o caminho de Jehovah, O juizo de seu Deos: porem estes juntamente quebrantárão o jugo, e romperão as ataduras.

6 - Pelo que hum leão do bosque os ferio, hum lobo dos desertos os assolará; hum leopardo vigia contra suas cidades, qualquer que sahir dellas, será despedaçado: porque suas transgressões se multiplicarão, multiplicárão-se seus apartamentos.

7 - Como vendo isto, te perdoaria* teus filhos me deixão a mim, e jurão pelos que não são Deos: quando os fartei, então adulterárão, e em casa de rameira se ajuntárão em tropas.

8 - Como cavallos bem fartos, levantão-se pela manhã: cada qual anda rin chando apos a mulher de seu proximo.

9 - Porventura não faria visitação sobre estas cousas, diz Jehovah? ou não se vingaria minha alma de tal gente como esta?

10 - Subi a seus muros, e os destrui; (porem não façais consummação:) tirai suas amêas, porque não são de Jehovah.

11 - Porque aleivosissimamente se houvérão contra mim a casa de Israel, e a casa de Juda, diz Jehovah.

12 - Negão a Jehovah. e dizem, elle não he: e não nos sobrevirá mal, e não veremos espada nem fome.

13 - E até os Prophetas pararão em vento, porque a palavra não está com elles: assim lhes succederá a elles mesmos.

14 - Pelo que assim diz Jehovah Deos dos exercitos, porquanto fallastes tal palavra: eis que converterei minhas palavras em tua boca em fogo. e a este povo em lenha, e os consumirá.

15 - Eis que trarei sobre vós gente de longe, ó casa de Israel, diz Jehovah: he gente robusta, he gente antiquissima, e gente cuja lingoa ignorarás, e não entenderás o que fallar.

16 - Sua aljava he como sepultura aberta: todos elles são potentes.

17 - E comerá tua sega e teu pão, que havião de comer teus filhos e tuas filhas; comerá tuas ovelhas e tuas vacas; comerá tua vide e tua figueira: a tuas cidades fortes, em que confiavas, empobrecerá á espada.

18 - Com tudo ainda naquelles dias, diz Jehovah, não farei consummação de vós.

19 - E será que quando disserdes; porque nos fez Jehovah nosso Deos todas estas cousas? então lhes dirás, como vosoutros me deixastes, e servistes a deoses estranhos em vossa terra; assim servireis a estrangeiros, em terra que não he vossa.

20 - Denunciai isto em a casa de Jacob, e o fazei ouvir em Juda, dizendo:

21 - Ouvi agora isto, ó povo louco, e desacorçoado; que tem olhos e não vém, que tem ouvidos, e não ouvem.

22 - Porventura me não temereis a mim, diz Jehovah? não assombrareis perante minha face? que puz a aréa por termo ao mar, por ordenança eterna, a qual não traspassará: ainda que se movão suas ondas, com tudo não prevalecerão; e ainda que bramem, com tudo não a traspassarão.

23 - Porem este povo he de coração rebelde e pertinaz: ja se rebellarão e se forão.

24 - E não dizem em seu coração, temamos agora a Jehovah nosso Deos, que dá chuva, a chuva temporãa e tardia, a seu tempo; e as semanas, e os tempos determinados da sega nos guarda.

25 - Vossas iniquidades desvião estas cousas; e vossos peccados detem o bem de vosoutros.

26 - Porque impios se achão entre meu povo: cada qual anda espiando como se poem os passarinheiros; armão laços perniciosos, com que prendem os homens.

27 - Como a gaiola está chea de passaias assim suas casas estão cheas de engano: porisso se engrandecérão e enriquecerão.

28 - Engordão-se, alisão-se, e sobre pujão até os feitos dos malinos; não julgão causa nenhuma: nem até a causa do orfão, todavia prosperão: nem julgão o direito dos necessitados.

29 - Porventura sobre estas cousas não faria visitação, diz Jehovah? não se vingaria minha alma de tal gente como esta?

30 - Cousa espantosa e horrenda-se anda fazendo na terra.

31 - Os Prophetas prophetizão falsamente, e os Sacerdotes senhoréão por suas mãos, e meu povo o quer assim: mas que fareis ao fim disto?