1 - CONTRA os filhos de Ammon. Assim diz Jehovah, porventura Israel não tem filhos, nem tem herdeiro? porque pois herdou Malkam a Gad? e seu povo habitou em suas cidades?

2 - Pelo que eis que dias vem, diz Jehovah, em que farei ouvir em Rabba dos filhos de Ammon clamor de guerra, e tornar-se-ha em montão de assolação, e os lugares de sua jurdição serão queimados a fogo: e Israel erdará aos que o herdarão, diz Jehovah.

3 - Huiva ó Hesbon, porque já he destruida Ai; clamai ó filhas de Rabba, cingi-vos de sacos, lamentai, e rodeai pelos vallados: porque Malkam irá em cativeiro, seus Sacerdotes, e seus Principes juntamente.

4 - Porque te glorias dos valles? jase escorreo teu valle, ó filha rebelde, que confia em seus thesouros, dizendo, quem virá contra mim?

5 - Eis que eu trarei temor sobre ti, diz o Senhor, Jehovah dos exercitos, de todos os que estão do redor de ti: e sereis lançados fora cada qual diante de si, e ninguem recolherá ao desgarrado.

6 - Mas depois disto farei tornar o cativeiro dos filhos de Ammon, diz Jehovah.

7 - Contra Edom. Assim diz Jehovah dos exercitos, porventura já não ha mais sabedoria em Theman? já pereceo o conselho dos entendidos* corrompeo se sua sabedoria?

8 - Fugi, tornai-vos, buscai profundezas para habitar, ó moradores de Dedan: porque eu trouxe sobre elle a ruina de Esau, no tempo em que o visitei.

9 - Se vindimadores viessem a ti, não deixarião rebuscos? se ladrões de noite viessem, não te danificarião, quanto lhes he sufficiente?

10 - Mas eu despi a Esau, descobri seus escondedouros, e não se poderá esconder: he destruida sua semente, como tambem seus irmãos, e seus vizinhos, e já elle mais não he.

11 - Deixa a teus orfãos, eu guarda-los- hei em vida: e tuas viuvas confiar se hão sobre mim.

12 - Porque assim diz Jehovah, eis que os que não estavão condenados a beberem o copo, totalmente o beberão; e tu mesmo totalmente serias absolto? não serás absolto, mas totalmente o beberás.

13 - Porque por mim mesmo jurei, diz Jehovah, que Bozra servirá de espanto, de opprobrio, de assolação, e de execração: e todas suas cidades tornarse-hão em assolações perpetuas.

14 - A fama ouvi da parte de Jehovah, que hum embaixador he enviado aos gentes, a lhes dizer: ajuntaivos, e vinde contra ella, e levantaivos a a guerra.

15 - Porque eis que te fiz pequeno entre as gentes, desprezado entre os homens.

16 - Teu terror te enganou, e a arrogancia de teu coração; que habitas nas cavernas das rochas, que tens as alturas dos outeiros: ainda que alçes teu ninho como a aguia, de lá te derribarei, diz Jehovah.

17 - Assim servirá Edom de espanto: todo aquelle que passar por ella, espantar-se-ha, e assuviará por causa de todas suas plagas.

18 - Será como o trastornamento de Sodoma e Gomorra, e de seus vizinhos, diz Jehovah: não habitará ninguem ali, nem morará nella filho de homem.

19 - Eis que como leão sobirá da chea do Jordão contra a morada do forte; porque em hum momento o farei correr dali; e quem he o escolhido, a quem ordenarei contra ella? porque quemhe semelhante a mim? e quem me emprazaria? e quem he o pastor, que subsistiria perante minha face.

20 - Pelo que ouvi o conselho de Jehovah, que decretou contra Edom, e seus pensamentos, que pensou contra os moradores de Theman: certamente os mais pequenos do rebanho arrasta-los-hão: certamente assolará suas moradas sobre elles.

21 - A terra estremeceo do estrondo de sua cahida: tocante ao grito, até o mar vermelho se ouvio seu soido.

22 - Eis que como aguia sobirá, e voará, e estenderá suas asas sobre Bozra: e será o coração dos herões de Edom naquelle dia, como o coração da mulher, que está com dores de parto.

23 - Contra Damasco. Envergonhouse Hamath e Arpad; porquanto ouvirão maas novas, desmaiárão-se: no mar ha angustia, não pode descansar-se.

24 - Enfraquecida está Damasco; virou as costas para fugir, e tremor a tomou: angustia e dores a tomárão, como da que está de parto.

25 - Como não he deixada a affamada cidade? a cidade de meu folguedo?

26 - Portanto cahirão seus mancebos em suas ruas: e todos varões de guerra serão consumidos naquelle dia, diz Jehovah dos exercitos.

27 - E encenderei fogo no muro de Damasco: e consumirá aos palacios de Ben-Hadad.

28 - Contra Kedar, e contra os reinos de Hazor, que ferio Nebucadnezar, Rei de Babylonia. Assim diz Jehovah: levantai-vos, sobi contra Kedar, e destrui os filhos do Oriente.

29 - Tomarão suas tendas, e seus gados, suas cortinas e todos seus vasos, e seus camelos levarão para si: e apregoarão contra elles, medo de redor.

30 - Fugi, desviai-vos mui longe, buscai profundezas para habitar, ó moradores de Hazor, diz Jehovah: porque Nebucadnezar, Rei de Babylonia tomou conselho contra vosoutros, e pensou pensamento contra vos.

31 - Levantai-vos, sobi contra gente repousada, que habita seguramente, diz Jehovah: que não tem portas, nem ferrolho, que sós morão.

32 - E seus camelos serão para presa, e a multidão de seus gados para despojo; e os espargirei a todo vento, a saber aos que morão nos ultimos cantos da terra: e de todos seus lados lhes trarei sua ruina, diz Jehovah.

33 - E Hazor tornar-se-ha em morada de dragões, em assolação para sempre: ninguem habitará ali, nem morará nella filho de homem.

34 - Palavra de Jehovah, que veio a Jeremias o Propheta, contra Elam, no principio do reino de Sedekias, Rei ae Juda, dizendo:

35 - Assim diz Jehovah dos exercitos, eis que eu quebrantarei o arco de Elam, o principal de seu poder.

36 - E trarei sobre Elam os quatro ventos dos quatro cantos dos ceos, e espargi-los-hei por todos estes ventos: e não haverá gente, aonde não venhão os degradados de Elam.

37 - È atemorizarei a Elam diante de seus inimigos, e diante dos que procurao sua morte; e trarei sobre elles mal, a saber o furor de minha ira, diz Jehovah: e mandarei apos elles a espada, até que venha a consumilos.

38 - E porei meu throno em Elam: e destruirei d`ali ao Rei e aos Principes, diz Jehovah.

39 - Será porem noultimo dosdias, que farei tornar o cativeiro de Elam, diz Jehovah.