1 - A PALAVRA que veio a Jeremias de Jehovah, depois que Nebuzaradan, Capitão dos da guarda o deixára ir de Rama: quando o tomou, estando elle ligado com cadeas no meio de todos os presos de Jerusalem, e de Juda. que forão transportados a Babylonia.

2 - Porque o Capitão dos da guarda tomou a Jeremias, e lhe disse, Jehovah teu Deos fallou este mal sobre este lugar:

3 - E Jehovah O trouxe, e fez como fallou: porque peccastes contra Jehovah, e não obedecestes a sua voz; pelo que vos succedeo esta cousa.

4 - Agora pois, eis que soltei-te hoje das cadeas que estavão sobre tuas mãos; se bem te parece em teus olhos, para vir comigo a Babylonia, vem, e porei meus olhos sobre ti; porem se te parecer mal em teus olhos, para vir comigo a Babylonia, deixa-o: olha, toda a terra esta perante tua face, aonde te parecer bem e recto em teus olhos para ir, ahi te vai.

5 - Mas porquanto elle ainda não tornará, tu te torna a Gedalias filho de Ahicam, filho de Saphan, ao qual o Rei de Babylonia poz sobre as cidades de Juda, e habita com elle em meio do povo; ou em toda parte aonde te parecer recto em teus olhos para ir, ahi te vai: e o Capitão dos da guarda deulhe sustento para o caminho, e hum presente, e o despedio.

6 - Assim veio Jeremias a Gedalias, filho de Ahicam, a Mizpa: e habitou com elle em meio do povo, que ficárão de resto na terra.

7 - Ouvindo pois todos os Principes dos exercitos, que estavão no campo, elles e seus varões, que o Rei de Babylonia puzéra a Gedalias, filho de Ahicam sobre a terra; e que lhe encommendara a elle os varões, e as mulheres, e os meninos, e dos mais pobres da terra, os quaes não forão levados em cativeiro a Babylonia:

8 - Viérão-se a Gedalias a Mizpa: a saber, Ismael filho de Nethanias, e Johanan, e Jonathan, filhos de Careah, e Seraias, filho de Tanhumeth, e os filhos de Ephai, o Netophatita, e Jizanias filho de hum Maachathita, elles e seus varões.

9 - E jurou Gedalias filho de Ahicam, filho de Saphan, a elles e a seus varões, dizendo, não temais servir aos Chaldeos: ficai-vos na terra, e servi ao Rei de Babylonia, e bem vos irá.

10 - Eu porem, eisque eu habito em Mizpa, para estar perante a face dos Chaldeos, que viérem a nós: e vosoutros recolhei o vinho, e os frutos do verão, e o azeite, e os metei em vossos vasos, e habitai em vossas cidades, que já tomastes.

11 - Como tambem todos os Judeos, que estavão em Moab, e entre os filhos de Ammon, e em Edom, e os que havia em todas aquellas terras, ouvirão, que o Rei de Babylonia deixara hum residuo em Juda, e que puzéra sobre elles a Gedalias filho de Ahicam, filho de Saphan.

12 - E tornárão-se todos os Judeos de todos os lugares, aonde forão lançados, e viérão a a terra de Juda a Gedalias a Mizpa: e recolhérão vinho e frutos de verão bem muitos.

13 - E Johanan, filho de Careah, e todos os Principes dos exercitos, que estavão em campo, viérão á Gedalias a Mizpa.

14 - E disserão-lhe; porventura bem sabes, que Baalis, Rei dos filhos de Ammon, enviou a Ismael, filho de Nethanias, a tirar-te a vida? porem não lhescreo Gedalias, filho de Ahicam.

15 - Todavia Johanan, filho de Careah, fallou a Gedalias em segredo em Mizpa, dizendo; irei agora e ferirei a Ismael, filho de Nethanias, e ninguem o saberá: porque razão te tiraria a vida? e todo Juda que se ajuntárão a ti, se espargiria, e pereceria o residuo de Juda?

16 - Porem disse Gedalias, filho de Ahicam, a Johanan, filho de Careah, não faças tal cousa: porque falias falso contra Ismael.