1 - E REINOU o Rei Sedekias, filho de Josias, em lugar de Chonias, filho de Joiakim; ao qual Nebucadnezar, Rei de Babylonia, constituira por Rei em terra de Juda.

2 - Porem nem elle, nem seus servos, nem o povo da terra, dérão ouvidos a palavras de Jehovah, que fallou pelo ministerio de Jeremias, o Propheta.

3 - Com tudo mandou o Rei Sedekias a Juchal, filho de Selemias, e a Sephanias, filho de Maaseias, o Sacerdote, a Jeremias o Propheta, dizendo: roga agora por nosoutros a Jehovah nosso Deos.

4 - E Jeremias entrava e sahia entre o povo: porquanto não o tinhão posto na casa do carcere.

5 - E o exercito de Pharaó sahira de Egypto: e ouvindo os Chaldeos, que tinhão de cerco a Jerusalem, as novas disto, partirão-se de Jerusalem.

6 - Então veio palavra de Jehovah a Jeremias, o Propheta, dizendo.

7 - Assim diz Jehovah, Deos de Israel, assim direis ao Rei de Juda, que vos enviou a mim a perguntar-me: eis que o exercito de Pharaó, que sahira a vós em socorro, tornar-se-ha a sua terra em Egypto.

8 - E tornarão os Chaldeos, e pelejarão contra esta cidade: e a tomarão, e a queimarão a fogo.

9 - Assim diz Jehovah, não enganeis vossas almas, dizendo, sem duvida os Chaldeos partir-se-hão de nosoutros: porque não se partirão.

10 - Porque ainda que ferisseis a todo o exercito dos Chaldeos, que peleião contra vós, o ficassem de resto delles varões atravessados: cada qual se levantaria em sua tenda, e queimaria a fogo esta cidade.

11 - E snecedeo que, partindo-se o exercito dos Chaldeos de Jerusalem, por causa do exercito de Pharaó;

12 - Jeremias se sahio de Jerusalem, para ir-se a terra de Benjamin: para retirar-se dali ligeiramente entre o meio do povo.

13 - Porem estando elle á porta de Benjamin, era ali hum capitão dos da guarda, cujo nome era Jerias, filho de Selemias, filho de Hananias: o qual prendeo a Jeremias, o Propheta, dizendo, tu aos Chaldeos te queres render.

14 - E Jeremias disse, falso he, não quero eu render-me aos Chaldeos; porem não deu-lhe ouvidos: antes Jerias prendeo a Jeremias, e o levou aos Principes.

15 - E os Principes se irárão muito contra Jeremias, e o ferirão: e o puzérão na casa da prisão, em casa de Jonathan o escrivão: porque aquella fizérão casa do carcere.

16 - Entrando pois Jeremias na casa da masmorra, e em suas camarinhas, estava ali Jeremias muitos dias.

17 - E enviou o Rei Sedekias, e mandou trazelo; e o Rei perguntou-lhe em sua casa em segredo, e disse, ha porventura palavra alguma de Jehovah? e disse Jeremias, si ha; e disse, em mão do Rei de Babylonia serás entregue.

18 - Disse mais Jeremias ao Rei Sedekias: em que pequei contra ti, e contra teus servos, e contra este povo, para que me puzésseis na casa do carcere?

19 - Aonde estão agora vossos Prophetas, que vos prophetizavão, dizendo, o Rei de Babylonia não virá contra vosoutros, nem contra esta terra?

20 - Ora pois, ouve agora, meu Senhor, o Rei: caia agora minha supplicação perante tua face, e não me deixes tornar á casa de Jonathan, o escriba` para que não venha a morrer ali.

21 - Então mandou o Rei Sedekias, que puzessem a Jeremias no pateo da guarda; e derão-lhe hum bolo de pão cada dia, da rua dos padeiros, até que se acabou todo o pão da cidade: assim ficou se Jeremias no pateo da guarda.