1 - A PALAVRA que veio a Jeremias de Jehovah, dizendo.

2 - Assim diz Jehovah, Deos de Israel, dizendo, escreve te todas as palavras, que te tenho fallado, em hum livro.

3 - Porque eis que dias vem, diz Jehovah, em que tornarei a catividade de meu povo Israel e Juda, diz Jehovah: e torna-los-hei a trazer á terra, que dei a seus pais, e a possuirão em herança.

4 - E estas são as palavras, que fallou Jehovah de Israel e de Juda.

5 - Porque assim diz Jehovah, ouvimos voz de tremor: temor ha, porem não paz.

6 - Perguntai pois, e olhai, se o macho pare? porque pois veio a cada varão com suas mãos a seus lombos, como a que está parindo? e todos os rostos tornados em amarellidão?

7 - Ai! porque aquelle dia he tão grande, que não houve outro semelhante: e tempo de angustia he para Jacob; porem será livrado della.

8 - Porque será naquelle dia, diz Jehovah dos exercitos, que eu quebrarei seu jugo de sobre teu pescoço, e romperei tuas ataduras: e estranhos nunca mais se servirão delle.

9 - Mas servirão a Jehovah, seu Deos, como tambem a David, seu Rei, que lhes despertarei.

10 - Não temas pois tu, servo meu Jacob, diz Jehovah, nem te espantes ó Israel; porque eis que livrar-te-hei de terras de longe, como tambem a tua semente da terra de seu cativeiro: e Jacob tornará, e descançará e sossegará, e não haverá quem o atemorize.

11 - Porque comtigo estou, diz Jehovah, para te livrar: porquanto farei consumação de todas as gentes, entre as quaes te espargi; porem de ti não farei consumação, mas castigar-te-hei com medida, e de todo não te terei por innocente.

12 - Porque assim diz Jehovah, teu quebrantamento he mortal: tua chaga he dolorosa.

13 - Não ha quem julgue tua causa ácerca de inchaço: não tens emprastos de cura.

14 - Todos teus amadores já se esquecerão de ti, e não perguntão por ti: porque te feri de ferida de inimigo, e com castigo do cruel; pela grandeza de tua maldade, e multidão de teus peccados.

15 - Porque gritas por causa de teu quebrantamento, de que tua dor he mortal? pela grandeza de tua maldade, e multidão de teus peccados, te fiz estas cousas.

16 - Pelo que todos os que te devorão, serão devorados: e todos teus adversarios, todos irão em cativeiro: e os que te roubão, serão dados em roubo: e a todos os que te despojão, entregarei em despojo.

17 - Porque far-te-hei crecer a saude, e te sararei de tuas chagas, diz Jehovah: porquanto te chamão a engeitada: Sião he, dizem, já não ha quem pergunte por ella.

18 - Assim diz Jehovah, eis que tornarei a trazer a catividade das tendas de Jacob, e apiedar me hei de suas moradas: e a cidade será reedificada sobre seu montão, e o palacio estará posto a seu costume.

19 - E sahirá delles acção de graças, e voz de folguedo: e multiplica-loshei, e não serão diminuidos; e glorifica-los-hei, e não serão acanhados.

20 - E seus filhos serão como da antiguidade, e sua congregação será confirmada perante meu rosto: e farei visitação sobre todos seus oppressores.

21 - E seu Honrado será delle, e seu Ensenhoreador sahirá do meio delle, e fa-lo-hei achegar, e achegar-se-ha a mim: porque quem será aquelle, que fique por fiador com seu coração, para achegar-se a mim? diz Jehovah.

22 - E ser-me-heis por povo: e eu serei a vosoutros por Deos.

23 - Eis que a tormenta de Jehovah sahio com indignação, tormenta espessa: cahirá cruelmente sobre a cabeça dos impios.

24 - Não se tornará o ardor da ira de Jehovah, até que não haja feito, e até que não haja cumprido os pensamentos de seu coração: no fim dos dias entendereis isto.