1 - E FOI no mesmo anno, no principio do Reino de Sedekias, Rei de Juda, no anno quarto, no mez quinto, que me fallou Hananis, filho de Azur, o Propheta que era de Gibeon, na casa de Jehovah, perante os olhos dos Sacerdotes, e de todo o povo, dizendo:

2 - Assim falia Jehovah dos exercitos, Deos de Israel, dizendo: já quebrantei o jugo do Rei de Babylonia.

3 - Em tempo de dous annos cumpridos eu tornarei a este lugar todos os vasos da casa de Jehovah, que tomou deste lugar Nebucadnezar, Rei de Babylonia, e os levou a Babylonia.

4 - Tambem a Jechonias, filho de Joiakim, Rei de Juda, e a todos os transportados de Juda, que entrárão em Babylonia, eu tornarei a este lugar, diz Jehovah: porque quebrantarei o jugo do Rei de Babylonia.

5 - Então fallou Jeremias o Propheta a Hananias o Propheta, perante os olhos dos Sacerdotes, e perante os olhos de todo o povo, que estavão na casa de Jehovah.

6 - Disse pois Jeremias o Propheta, Amen! assim faça Jehovah: Jehovah confirme tuas palavras, com que prophetizaste, que torne os vasos da casa de Jehovah, e todos os transportados de Babylonia a este lugar.

7 - Porem ouve agora esta palavra, que eu fallo perante teus ouvidos, e perante os ouvidos de todo o povo.

8 - Os Prophetas, que já houve antes de mim e antes de ti desda antiguidade, elles prophetizárão contra muitas terras, e contra grandes Reinos, de guerra, e de mal, e de peste.

9 - O Propheta, que prophetizar de paz, vindo a palavra daquelle Propheta, será conhecido o tal Propheta por aquclle, a quem Jehovah enviou em verdade.

10 - Então Hananias o Propheta tomou o jugo da cerviz do Propheta Jeremias, e o quebrou.

11 - E fallou Hanania perante os olhos de todos o povo, dizendo, assim diz Jehovah, assim quebrantarei o jugo de Nebucadnezar, Rei de Babylonia, em tempo de dous annos cumpridos, de sobre a cerviz de todas as gentes: e foi-se Jeremias o Propheta seu caminho.

12 - Mas veio a palavra de Jehovah a Jeremias: depois que Hananias o Propheta quebrou o jugo de sobre a cerviz de Jeremias Propheta, dizendo:

13 - Vai e falia a Hananias, dizendo, assim diz Jehovah, jugos de madeira quebraste; mas farás em seu lugar jugos de ferro.

14 - Porque assim diz Jehovah dos exercitos, Deos de Israel: jugo de ferro puz sobre o pescoço de todas estas gentes, para servirem a Nebucadnezar, Rei de Babylonia, e servilo-hão: e até os animaes do campo lhe dei.

15 - E disse Jeremias o Propheta a Hananias o Propheta, ouve agora Hananias: não te enviou Jehovah, porem tu fizeste a este povo confiar em mentiras.

16 - Pelo que assim diz Jehovah, eis cue lançar-te-hei de sobre a face da tarra: neste anno tu morrerás, porquanto fallaste rebellião contra Jehovah.

17 - E morreo Hananias o Propheta, no mesmo anno, no mez setimo.