1 - NO principio do Beino de Joiakim, filho de Josias, Rei de Juda, veio esta palavra de Jehovah, dizendo.

2 - Assim diz Jehovah, poem-te no pateo da casa de Jehovah, e falia a todas as cidades de Juda, que vem a adorar na casa de Jehovah, todas as palavras que te mandei, que lhes fallasses: palavra nenhuma deixes.

3 - Bem pode ser que ouvem, e se convertem cada qual de seu mão caminho: e me arrependeria do mal, que eu cuido fazer-lhes por causa da maldade de suas acções.

4 - Dize-lhes pois, assim diz Jehovah, se não me derdes ouvidos, para andardes em minha Lei, a qual dei perante vossa face:

5 - Ouvindo as palavras de meus servos os Prophetas, que eu vos envio, madrugando, e enviando, mas não ouvistes.

6 - Então porei a esta casa como a Silo: e a esta cidade porei em maldição a todas as gentes da terra.

7 - E ouvirão os Sacerdotes, e os Prophetas, e todo o povo a Jeremias fallar estas palavras na casa de Jehovah.

8 - E succedeo que, acabando Jeremias de fallar tudo, quanto Jehovah mandára fallar a todo o povo, pegárão delle os Sacerdotes, e os Prophetas, e todo o povo, dizendo, certamente morrerás.

9 - Porque prophetizaste em Nome de Jehovah; dizendo, como Silo será esta casa, e esta cidade será assolada, de sorte que não seja morador nella? e ajuntou se todo o povo contra Jeremias, na casa de Jehovah.

10 - E ouvindo os Principes de Juda estas palavras, subirão da casa do Rei á casa de Jehovah: e se assentarão á entrada da porta nova de Jehovah.

11 - Então fallárão os Sacerdotes, e os Prophetas aos Principes, e a todo o povo, dizendo: juizo de morte he neste homem, porque prophetizou contra esta cidade, como ouvistes com vossos ouvidos.

12 - E fallou Jeremias a todos os Principes, e a todo o povo, dizendo: Jehovah me enviou a prophetizar contra esta casa, e contra esta cidade, todas as palavras, que ouvistes.

13 - Agora pois, melhorae vossos caminhos e vossas acções, e ouvi a voz de Jehovah vosso Deos: e arrepender-se-ha Jehovah do mal, que fallou contra vós.

14 - Eu porem, eisque eu estou em vossas mãos: fazei de mim como bom e como recto he em vossos olhos.

15 - Porem certamente sabei, que se vosoutros me matardes a mim, de certo vosoutros trareis sangue innocente sobre vós, e sobre esta cidade, e sobre seus moradores: porque em verdade Jehovah me enviou a vós, a fallar perante vossos ouvidos todas estas palavras.

16 - Então disserão os Principes e todo o povo aos Sacerdotes, e aos Prophetas: não ha neste homem juizo de morte, porque em nome de Jehovahnosso Deos nos fallou.

17 - Tambem levantárão-se alguns varões dos Anciãos da terra, e fallárão a toda a congregação do povo, dizendo:

18 - Micheas o Moraschita prophetizou em dias de Ezechia, Rei de Juda, e fallou a todo o povo de Juda, dizendo, assim disse Jehovah dos exercitos, Sião será lavrada conio campo, e Jerusalem será montões de pedras; e o monte desta casa altos de mato.

19 - Porventura logo o matarão Ezechia, Rei de Juda e todo Juda? porventura não temeo a Jehovah, e supplicou á face de Jehovah? e Jehovah se arrependeo do mal, que fallára. contra elles? e nos fazemos grande mal contra nossas almas.

20 - Tambem hum homem houve, que prophetizava em nome de Jehovah, a saber Urias filho de Semaia, de Kiriath-Jearim: o qual prophetizou contra esta cidade, e contra esta terra, conforme todas as palavras de Jeremias.

21 - E ouvindo o Rei Joiakim, e todos seus Valentes, e todos os Principes suas palavras, procurou o Rei matálo: o que ouvindo Urias, temeo, e fugio, e foi-se a Egypto.

22 - Porem o Rei Joiakim enviou alguns varões a Egypto, a saber a Elnathan, filho de Achbor, e a outros varões com elle a Egypto.

23 - Os quaes tirárão a Urias de Egypto, e o trouxérão ao Rei Joiakim, que o ferio á espada, e lançou seu corpo morto nas sepulturas do povo comum.

24 - Porem a mão de Ahicam, filho de Saphan, foi com Jeremias: para que o não entregassem em mão do povo, para o matarem.