1 - ASSIM diz Jehovah, descende á casa do Rei de Juda: a falia ali esta palavra.

2 - E dize, ouve palavra de Jehovah, ó Rei de Juda, que te assentas no throno de David: tu e teus servos e teu povo, que entrais por estas portas.

3 - Assim diz Jehovah, fazei juizo e justiça, e livrai ao roubado da mão do oppressor: e não opprimais ao estrangeiro nem ao orphão, nem á viuva; não useis de violencia, nem derrameis sangue innocente neste lugar.

4 - Porque se deveras fizerdes esta palavra, entrarão pelas portas desta casa os Reis, que se assentão em lugar de David sobre seu throno, subidos sobre carros e sobre cavallos, assim elle, como seus servos e seu povo.

5 - Porem se não derdes ouvidos a estas palavras, por mim mesmo tenho jurado, diz Jehovah, que esta casa se tornará em assolação.

6 - Porque assim diz Jehovah ácerca da casa do Rei de Juda, tu es para mim Gilead, e a altura do Libano: vivo eu, se não te tornar em deserto, e cidades deshabitadas!

7 - Porque prepararei contra ti destruidores, cada qual com suas ferramentas: e cortarão teus cedros escolhidos, e lança-los-hão no fogo.

8 - E muitas gentes passarão junto a esta cidade: e cada qual dirá a seu proximo, porque usou assim Jehovah com está grande cidade?

9 - E dirão, porquanto deixárão o concerto de Jehovah seu Deos: e se postrárão a deoses alheos, e os servirão.

10 - Não choreis pelo morto, nem lastimeis vós delle: chorai abundantemente por elle que he do; porque nunca mais tornará, nem verá a terra de sua nascença.

11 - Porque assim diz Jehovah ácerca de Sallum, filho de Josias, Rei de Juda, que reinava em lugar de Josias seu pai: que sahio deste lugar, nunca ali tornará mais.

12 - Mas no lugar, aonde o levarão preso, morrerá: e nunca mais verá esta terra.

13 - Ai daquelle, que edifica sua casa com injustiça, e seus cenaculos com semrazão: que se serve do serviço de seu proximo de graça, e não dá lhe o salario de seu trabalho.

14 - Que diz, edificar-me-hei huma casa mui alta, e cenaculos de bons ares: e lhe abre janellas, e está forrada de cedro, e pintada de vermelhão.

15 - Porventura reinarás, porque te mesturas com o cedro? ou teu pai não comeo e bebeo, e usou de juizo e justiça, e então lhe foi bem?

16 - Julgou a causa do afflicto e necessitado, então lhe foi bem? porventura não he isto conhecer-me? diz Jehovah.

17 - Porem teus olhos e teu coração não attentão senão para tua avareza, e para sangue innocente, a derramalo, e para oppressão, e para agravo, a usar delles.

18 - Portanto assim diz Jehovah ácerca de Joiakim, filho de Josias, Rei de Juda, não lamentarão por elle, dizendo, ai irmão meu, ou, ai irmã minha! nem lamentarão por elle, dizendo, ai Senhor, ou, ai sua magestade!

19 - Com enterramento de asno será sepultado: arrastando e lançando o bem longe fora das portas de Jerusalem.

20 - Sube ao Libano, e clama, e levanta tua voz em Basan: e clama pelas passagens; que já estão quebrantados teus namorados.

21 - Fallei comtigo em tuas prosperidades, porem tu disseste, não ouvirei; este he teu caminho desde tua mocidade, que nunca déste ouvidos a minha voz.

22 - O vento apascentará a todos teus pastores; e teus namorados entrarão em cativeiro: certamente então te confundirás, e te envergonharás, por causa de toda tua maldade.

23 - O tu que habitas no Libano, e te aninhas-nos cedros: quam favorecida serás quando te vierem as dores, e os ais como da que está de parto!

24 - Vivo eu, diz Jehovah, que ainda que Chonias, filho de Joiakim, Rei de Juda, fosse anel de sello em minha mão direita, que dali te arrancarei.

25 - E te entregarei na mão dos que buscão a tua vida, e na mão daquelles, perante cuja face tu temes, a saber, na mão de Nebucadnezar, Rei de Babylonia, e na mão dos Chaldeos.

26 - E lançar-te-hei a ti e a tua mai que te pano, em terra estranha, em que não nascestes: e ali morrereis.

27 - E a a terra, a que elles levantão sua alma, para tornarem a ella, a ella não tornarão.

28 - He pois perventura este homem Chonias num idolo vil quebrantado? ou vaso de que ninguem se agrada? porque razão elle e sua geração forão arremeçados fora? e ainda lançados em terra, que não conhecem.

29 - O terra, terra, terra! ouve a palavra de Jehovah.

30 - Assim diz Jehovah, escrevei que este varão está roubado de filhos; homem que não prosperará em seus dias: porque não prosperará de sua geração algum varão, que se assentar no throno de David, e que reinar já mais em Juda.