1 - PALAVRAS de Jeremias, filho de Hilkias, dos Sacerdotes que estavão em Anathoth, em terra de Benjamin.

2 - Ao qual veio a palavra de Jehovah, em dias de Josias, filho de Amon Rei de Juda; no anno trezeno de seu reinado.

3 - Assim lhe veio tambem em dias de Joiakim, filho de Josias, Rei de Juda, até o fim do onzeno anno de Tsedekias, filho de Josias, Rei de Juda: até que Jerusalem foi levada em cativeiro no quinto mez.

4 - Assim que veio a mim a palavra de Jehovah, dizendo:

5 - Antes que te formasse no ventre, te conheci, e antes que sahisses da madre, te santifiquei; a as gentes te dei por Propheta.

6 - Então disse eu: ah Senhor Jehovah! eis que não sei fallar; porque ainda sou moço.

7 - Porem disse me Jehovah, não digas que es moço; porque aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, fallarás.

8 - Não temas diante delles: porque estou comtigo para livrar-te, diz Jehovah.

9 - E estendeo Jehovah sua mão, e tocou me na boca: e disse-me Jehovah, eis que ponho minhas palavras em tua boca.

10 - Olha, ponho-te neste dia sobre as gentes, e sobre os reinos, para arrancar, e para derribar, e para destruir, e para arruinar: e tambem para edificar e para prantar.

11 - Veio mais a palavra de Jehovah a mim, dizendo, que he o que vés, Jeremias? e disse, vejo huma vara de amendoeira.

12 - E disse-me Jehovah, bem viste: porque apresurar-me-hei sobre minha palavra, para a pôr por obra.

13 - E veio a mim a palavra de Jehovah segunda vez, dizendo, que he o que vés? e disse; vejo huma panela fervente, cuja face está para a banda do Norte.

14 - E disse me Jehovah: do Norte se descubrirá o mal, sobre todos os moradores da terra.

15 - Porque eis que eu convoco todas as familias dos Reinos do Norte, diz Jehovah: e virão, e cada qual porá seu throno á entrada das portas de Jerusalem, e contra todos seus muros ao redor, e contra todas as cidades de Juda.

16 - E pronunciarei meus juizos contra elles, por causa de toda sua malicia: pois me deixarão a mim, e perfumárão a deoses estranhos, e encorvãrão-se a as obras de suas mãos.

17 - Assim que tu cinge teus lombos, e levanta-te, e falla-lhes tudo quanto eu te mandar: não sejas espantado diante delles, para que te não espante diante delles.

18 - Porque eis que te ponho hoje por cidade forte, e por columna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra; contra os Reis de Juda, contra seus Principes, contra seus Sacerdotes, e contra o povo da terra.

19 - E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti: porque eu estou comtigo, diz Jehovah, para livrar-te.