1 - PORQUE eis que, naquelles dias, e naquelle tempo, em que farei tornar o cativeiro de Juda e Jerusalem.
2 - Então congregarei todas as gentes, e as farei descender no valle de Josaphat: e ali com ellas entrarei em juizo, por causa de meu povo, e de minha herança Israel, que espargirão entre as gentes, e repartirão minha terra.
3 - E lançárão a sorte sobre meu povo; e derão hum macho por huma mundana, e vendérão huma femea por vinho, para beberem.
4 - E tambem, que tendes comigo vos Tyro e Sidon, e todos os termos de Palestina? vos tornarieis a dar-me huma recompensa? mas se me quereis recompensar, facilmente, apressadamente vos farei tornar vossa recompensa sobre vossa cabeça.
5 - Porque levastes minha prata, e meu ouro: e minhas melhores joias metestes em vossos templos.
6 - E vendestes os filhos de Juda, e os filhos de Jerusalem aos filhos dos Gregos: para os apartar longe de seus termos.
7 - Eis que eu os despertarei, do lugar aonde os vendestes: e farei tornar vossa recompensa sobre vossa cabeça.
8 - E venderei vossos filhos, e vossas filhas na mão dos filhos de Juda, que os venderão aos de Scheba, a huma nasção que está longe: porque Jehovah o fallou.
9 - Apregoai isso entre as gentes, santificai huma guerra: despertai os hérões, cheguem-se, subão todos os homens de guerra.
10 - Fazei espadas de vossas enxadas, e lanças de vossas fouces: diga o fraco, sou héroe.
11 - Ajudei-vos, vidente todos os povos do redor, e congregai-vos: (ó Jehovah faze descer lá teus hérões!)
12 - As gentes levantar-se-hão, e subirão ao valle de Josphat: mas ali assentar-me-hei, a julgar todas as gentes do redor.
13 - Lançai a fouce: porque já medureceo a sega: vinde, decei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares tresbordão: porque sua malicia he grande.
14 - Multidões, multidões no valle do trilho: porque o dia de Jehovah está perto, no valle do trilho.
15 - O Sol e a Lua ennergrecérão, e as estrelas recolherão seu resplendor.
16 - E Jehovah bramará de Sião, e dará sua voz de Jerusalem, que os ceos e a terra tremerão: mas Jehovah será o refugio de seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.
17 - E vosoutros sabereis que eu sou Jehovah vosso Deos, que habito em Sião, o monte de minha santidade: e Jerusalem será santidade: e estranhos não mais passarão por ella.
18 - E será naquelle dia, que os montes destillarão mosto, e os outeiros manarão de leite, e todos os rios de Juda estarão cheios de aguas: e sahirá huma fonte da casa de Jehovah, e regará o valle de Sittim.
19 - Egypto tornar-se-ha em assolação, e Edom em deserto assolado: pela violencia, que fizérão aos filhos de Juda, em cuja terra derramarão sangue innocente.
20 - Mas Juda ficará para sempre, e Jerusalem de geração em geração.
21 - E alimparei seu sangue, o que eu não alimpára: e Jehovah habitará em Sião.