1 - JA Bel abatido está, ja Nebo se encorvou, seus idolos são postos sobre os animaes e sobre as bestas: as cargas de vossos fardos são canseira para as bestas ja cansadas.

2 - Juntamente-se encorvárão, e se abatérão; não puderão escapar da carga: mas sua alma entrou em cativeiro.

3 - Ouvi-me, ó casa de Jacob, e todo o residuo da casa de Israel: vós a quem trouxe nos braços desdo ventre, e levei desda madre.

4 - E até a velhice eu serei o mesmo, e ainda até as caãs eu vos trarei: eu o fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos guardei.

5 - A quem me fareis semelhante, e com quem me igualaréis, e me compararéis, para que sejamos semelhantes?

6 - Gastão o ouro da bolsa, e pesão, a prata com as balanças: alugão ao ourivez, e daquillo faz hum Deos, e a elle se prostrão, e se inclinão.

7 - Sobre os hombros o tomão, o levão, e o poem em seu lugar; ali se está em pé, de seu lugar não se move: e se alguem clama a elle, reposta nenhuma dá, nem o livra de sua tribulação.

8 - Lembrai-vos disto, e tende animo: o reduzi ao coração, ó prevaricadores.

9 - Lembrai-vos das cousas passadas desda antiguidade: que eu sou Deos, e Deos nenhum mais ha, e nada a mim semelhante.

10 - Que denuncio o fim desdo principio, e desda antiguidade as cousas que ainda não succedérão: que digo; meu conselho será firme, e farei toda minha vontade.

11 - Que chamão a ave de rapina desdo Oriente, e ao varão de meu conselho desde terras de longe: porque assim o disse, e assim o farei vir; eu o formei, tambem o farei.

12 - Ouvi-me, ó duros de coração: os que estais longe da justiça.

13 - Faço chegar minha justiça, não estará ao longe, e minha salvação não tardará: mas porei salvação em Sião, e a Israel minha gloria.